domingo, 27 de janeiro de 2013

Irã suspende venda de petróleo e gás à União Europeia

 
A República Islâmica do Irã proibe suas exportações de petróleo e gás para União Europeia em represália pelas sanções do bloqueio europeu contra o setor energético do país persa, assegura neste Domingo o portavoz do ministério iraniano Petróleo Alireza Nikzad Rahbar.
 
"As exportações de petróleo, gás natural (líquido) e gás condensado aos países europeus que adotaram posturas hostis contra Irã são suspensas até um novo aviso", expressoou um funcionário persa.
 
Nikzad Rahbar agregou que estas "sanções preventivas" contra o bloqueio europeu seguirão vigentes sempre e quando a UE se negar a abandonar suas políticas antiiranianas e adotar posições lógicas em substituição.

Igualmente, salientou que apesar das duras sanções antiiranianas da UE e EUA impostas há quase um ano contra o setor energético do país persa, as exportações de petróleo iraniano seguem seu curso normal porque o mundo necessita de petróleo.

De fato, Irã, segundo assegurou Nikzad Rahbar, rubricou novos contatos petroleiros com diferentes empresas internacionais para a exportação e venda de petróleo e gás condensado.

O funcionário iraniano precisou que o ministério de Petróleo do Irã pediu aos compradores do petróleo iraniano que não voltem a exportar o petróleo iraniano a terceiros países como os europeus.

Em 23 de Janeiro de 2012, os líderes da UE, às costas de Washington, aprovaram uma rodada de sanções contra o setor petroleiro e congelaram os ativos do Banco Central do Irã, pretexto de que disse que o programa persegue objetivos militares.

Irã, como membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), cumpriu seus compromissos com dita Agência, e insiste em seu direito a utilizar a tecnologia nuclear para gerar energia com fins civis.

As autoridades persas advertiram em inumeráveis ocasiões que o bloqueio europeu voltará contra eles, já que a copiosa clientela de petróleo inválida o impacto das sanções contra o país persa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário