sábado, 19 de janeiro de 2013

Jordânia "Israel planeja construção do Terceiro Templo"

O máximo responsável do Ministério de locais islâmicos jordano Abdul Salam Abadi acusa Israel de ter um plano para a construção a médio prazo do Terceiro Tempo no Monte do Templo.



Jordania, que desde 1950 exerce a soberania tanto de Jerusalem Oriental como da Cisjordânia, continua adminitrando os locais santos islâmicos do Monte do Templo. Para isso, Israel e Jordânia assinaram um tratado de paz em 1994.

OS judeus são proibidos de rezar no Monte do Templo (a explanada da mesquita de Jerusalem) por parte do Ministério de locais islâmicos jordano (WAQF) que administra a área onde está a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha. Este complexo é o terceiro local mais sagrado para o Islamismo depois de Meca e Medina.

O projeto do Terceiro Templo

Para concretizar o plano de construção Salam Abadi denuncia que existe um projeto para repartir o espaço que rodeia a mesquita de Jerusalem e o Monte do Templo de forma que deixe livre o espaço necessário para a construção do templo judeu.

O Ministro jordano fez estas declarações em um encontro com uma delegação australiana, adicionando que recebeu dos líderes hashemitas a tareda de proteger a identidade arabe-islamica de Jerusalem, segundo informa a imprensa jordana.



Judeus ortodoxos se preparam para o Terceiro Templo

Desde 2009 um grupo de alfaiates confecciona trajes sacerdotais segundo o relato dos livros sagrados. Serão para meia centena de judeus ultra-ortodoxos, descendentes de Aarão, que acreditam em converter-se em ssacerdotes do Terceiro Templo de Jerusalem, cuja construção é um dos mais velhos desejos do judaismo. Já em 2007 foram reunidos 20 milhões de dólares em todo o mundo para a construção do templo.

Os cinquenta destinatários dos trajes sagrados são os conahim, casta descendente de Aarão -sumo sacerdote no relato da vida de Moisés na Torá- e responsável junto a sua descendência dos oficios no Primeiro e Segundo templos, destruidos faz 2500 e 2000 anos, respectivamente.

Os alfaiates iniciaram seu trabalho no Instituto do Templo,localizado perto do Muro das Lamentações; que representam os únicos restos do antigo templo de Jerusalen, e que são uma lembrança e estímulo para os judeus de que o Terceiro Templo se construirá algum dia.

A confecção destes hábitos sacerdotais é um trabalho muito complexo, que se realiza seguindo o modelo que explica a Torah (Pentateuco do Antigo Testamento cristão). Neste modelo, ademais do tipo de tecido e da forma dos trajes, é importante a gama de cores que inclui ademais do branco outras como púrpura e celeste, cujas descrições em linguagem arcaica dificultam conhecer a tonalidade exata.

O mesmo se pode dizer das dezenas de instrumentos que se exibem no museu do Instituto do Templo, todas elas realizadas com o modelo dos livros sagrados judeus, exatamente no metal e com o desenho exigido. Também para serem usados no Terceiro Templo. Se incluirá inclusive a reconstrução da harpa antiga que de acordo com a Bíblia pertenceu ao Rei David. A harpa seria uma réplica exata e contará com pedras preciosas, ouro e prata como a original.

 Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário