sábado, 19 de janeiro de 2013

Irã: primeiro país da região em leitura de livros

 
A República Islâmica do Irã conta com o nível mais alto de índice de leitura de livros na região, informou na Sexta-Feira o secretário da Organização de Bibliotecas Públicas do Ira, Mansur Vaezi.
 
Depois de fazer referência às estatísticas publicadas pela hegemonia mundial e os países ocidentais, cujo objetivo consiste em humilhar e pôr em mal lugar à sociedade iraniana, revelou que, graças a que o Irã registra uma média de 70 minutos de leitura diária, o país persa obteve o primeiro lugar entre os paises da região.
 
Não obstante, continuou, as falsas estatísticas dos ocidentais argumentam que o índice de leitura de cada iraniano é de 2 minutos por dia.
 
De acordo com Vaezi, os iranianos costumam ler diferentes tipos de livros, imprensa e revistas, assim como o Corão (livro sagrado dos islâmicos).

Assim, recorou a fundação da primeira biblioteca iraniana por Amir Kabir, o grande ministro persa durante o reinado de Naseredin Shah (mandato: 1848-1896), desde há mais de cem anos, e agregou que hoje em dia, o país persa possui mais de 2800 bibliotecas.

Por outro lado, afirmou que o grande milagre da religião dos iranianos, o Islã, é um livro (Corão), e ainda mais, o grande profeta, Mohamad (P), aconselhou a todos os muçulmanos que adquiram conhecimento; assim que há que fazer todo o possível para elevar o nivel de leitura, e em consequência, o nível científico da sociedade. 

Via Hispantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário