quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Putin agradece a Romney por chamar a Rússia de inimigo número 1

O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que Mitt Romney caracterizando Moscou como o '"inimigo geopolítico número um" tem realmente ajudado a Rússia.

O líder russo disse que os comentários de Romney reforçaram sua decisão de se opor plano da OTAN para um escudo de defesa antimísseis na Europa Oriental, a Rússia acredita que o sistema irá degradar sua dissuasão nuclear. Os EUA insiste que o sistema visa o Irã, não a Rússia.

"Sou grato a ele (Romney) por formular sua postura tão claramente, porque ele mais uma vez provou o acerto de nossa abordagem dos problemas de defesa de mísseis", disse Putin a jornalistas, segundo a agência de notícias russa RIA Novosti.
 
"A coisa mais importante para nós é que, mesmo se ele não ganhar agora, ele ou uma pessoa com opiniões semelhantes pode chegar ao poder em quatro anos. Temos que levar isso em consideração ao lidar com questões de segurança para uma perspectiva a longo prazo", disse ele, falando após uma reunião com o presidente sérvio, Tomislav Nikolic, segundo a agência de notícias Interfax.

Putin também apontou sobre a eleição dos EUA em uma entrevista na semana passada com a estatal de televisão Russia Today. Putin chamou o presidente Obama "um homem muito honesto" e disse que depois da reunião do G20, em Los Cabos, no México, ele acreditava que poderia chegar a um acordo de defesa antimísseis com ele, dizendo disposição de Obama para lidar apareceu "bastante sincero."

Obama causou alguma controvérsia quando foi pego em um microfone em uma cúpula na Coreia do Sul março dizendo que o então presidente russo, Dmitri Medvedev, que teria mais espaço para negociar a defesa antimísseis após a eleição presidencial de novembro.

Durante a mesma entrevista com o RT, na semana passada, Putin disse que poderia trabalhar com Romney, mas também expressa preocupações sobre o candidato do Partido Republicano, ou alguém com opiniões semelhantes, assumindo as rédeas do escudo de defesa antimíssil.

"Nesse caso, o sistema será definitivamente dirigido contra a Rússia", disse ele, de acordo com uma transcrição postada no site oficial de Putin.

Depois de comentário "inimigo geopolítico" de Romney primavera passada, Medvedev o censurou por ter sido preso em 1970.




Via abc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário