quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Israel pôs "linha vermelha" para o programa nuclear do Irã na Assembléia Geral da ONU

Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu estabeleceu uma "linha vermelha" para o programa nuclear do Irã, o ponto em que o Irã já acumulou o suficiente de urânio altamente enriquecido para uma bomba nuclear, e expressou confiança de que os Estados Unidos partilha de sua posição.

Falando antes da Assembléia Geral da ONU, Netanyahu pareceu ficar longe de qualquer ameaça de iminente ataque israelense contra as instalações nucleares do Irã, dizendo que a República Islâmica estaria na iminência de produzir uma arma nuclear no meio do próximo ano.


Ele disse esperar que os EUA e Israel, que têm discordado sobre a urgência de uma ação militar, poderia desenvolver uma estratégia comum para evitar que o Irã desenvolva uma arma nuclear.


Segurando o que parecia uma caricatura de uma bomba com o pavio aceso, Netanyahu literalmente marcou uma linha vermelha sob um cartaz que dizia "fase final" da bomba, em que teria de 90% do material necessário para a bomba.


"Você deve definir uma linha vermelha bem aqui, antes que o Irã completa a segunda etapa de enriquecimento necessário para uma bomba, antes que o Irã chegue ao ponto de estar alguns meses ou algumas semanas para reunir urânio enriquecido suficiente para construir uma arma nuclear ", disse ele.


"A cada dia está mais próximo a esse ponto, e é por isso que eu estou falando hoje com um senso de urgência e é por isso que todos devem sentir que a urgência", acrescentou.


Netanyahu acrescentou que "a linha vermelha deve ser anexado ao complexo de enriquecimento nuclear de enriquecimento de programa, porque estas são as únicas instalações nucleares que podemos ver e são definitivamente uma meta confiável".


"Eu acredito que, quando confrontados com uma clara linha vermelha, o Irã vai recuar. E isso vai dar mais tempo para sanções e diplomacia para persuadir o Irã a desmantelar o seu programa de armas nucleares completamente", acrescentou.


Netanyahu teme que o Irã esteja enriquecendo urânio para pureza de 20%, um nível que diz é necessário para isótopos médicos, mas também sobre a medida necessária para as bombas.


Um relatório de agosto por inspetores da ONU disse que o Irã armazena 91,4 kg de material enriquecido a 20 por cento.


De acordo com a agência nuclear da ONU, a cerca de 25 kg de urânio enriquecido a um nível de pureza de 90% seria necessária para uma única bomba nuclear.


Israel, que tem o único arsenal nuclear do Oriente Médio, vê um Irã com armas nucleares como uma ameaça à sua existência e expressou frustração com o fracasso da diplomacia e as sanções para conter a atividade nuclear de Teerã.


O Irã diz que o enriquecimento de urânio apenas para fins pacíficos e geração de energia, não para armas nucleares.


O presidente dos EUA, Barack Obama, que busca a reeleição em 6 de novembro, advertiu o Irã nesta terça-feira em seu discurso na Assembléia Geral que faria o que fosse necessário para impedir Teerã de obter armas nucleares e que "o tempo não é ilimitado "para a diplomacia para resolver o problema.


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse quarta-feira em seu discurso na Assembléia Geral da ONU que o Irã não considera seriamente a ameaça de ação militar de Israel contra suas instalações nucleares.





Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário