quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Novos protestos na Grécia contra as políticas capitalistas

Médicos gregos realizaram na quarta-feira uma paralisação durante várias horas e uma manifestação na praça ateniense de Syntagma e juízes e promotores se reuniram em frente ao prédio da Suprema Corte. Esta quinta-feira será a vez da polícia, bombeiros e da guarda costeira, que vão protestar na antigo Estádio de Atenas.

Enquanto isso, os professores universitários têm ameaçado entrar em greve na próxima semana, o que poderia comprometer a realização de exames em setembro. No sábado, haverá uma grande manifestação em Tessalônica convocada por sindicatos, sociais e políticos em todo o país para se opor as medidas de austeridade. Além disso, uma greve geral surgirá num futuro próximo.

"Depois de Tessalônica discutiremos com o GSEE (o maior sindicato do setor privado) e outras organizações os detalhes e a data, mas será certamente uma greve geral", disse Vassilis Xenakis, secretária internacional da ADEDY, a maior confederação sindical funcionários públicos.

Embora nenhuma medida oficial foi feita, a imprensa grega indica que policiais, militares, bombeiros e Guarda Costeira vão ver o seu salário reduzido em 6 a 12%, os médicos de hospitais públicos em 13% e 17,5% dos acadêmicos. Além disso, os juízes e promotores ver o seu rendimento reduzido em 20 a 35% e diplomatas e altos clérigos de 20 por cento.

"O setor público é o que atende as necessidades sociais da população, portanto, não é apenas sobre a luta pelos direitos dos trabalhadores públicos, mas pelo modelo social. Estes cortes estão levando à piora da qualidade da saúde e educação na Grécia ", denunciou Xenakis.




Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário