segunda-feira, 4 de junho de 2012

China se prepara para o colapso da zona do Euro

 O governo elabora um plano de ação para aplicar no caso de que a Grécia sair da união monetária.

 O Governo da China confiou às principais entidades do país, incluindo o Banco Central, desenvolver um plano para fazer frene ao risco econômico vinculado com a potencial saída da Grécia da zona do Euro.


Os planos poderiam abarcar medidas para estabilizar o Yan, um aumento da supervisão dos fluxos de capital estrangeiro e medidas de estabilização da economia nacional.

"É muito urgente. O Governo - salientou a Reuters uma fonte próxima ao Governo - pediu que cada departamento analize as medidas que ajudem a manejar a saída da Grécia da zona do Euro e que apresentem suas propostas o mais rápido possível".

No mês passado, o primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, informou sobre a "crescente pressão para baixo sobre a economia". O Governo já anunciou uma série de medidas para apoiar o crescimento, que provavelmente se desacelere aos mínimos de 1999 este ano.
Entre as medidas propostas estão a aceleração do processo de aprovação de projetos de inversão em infraestrutura e indústria, assim como subsídios aos produtores de instrumentos energeticamente eficientes e de automóveis.
Um chefe do Departamento de Investigação de um banco chinês em Hong Kong disse que o Governo deu instruções aos bancos para que apresentem um relatório diário sobre o estado dos mercados financeiros mundiais.

O influente economista e ex-assessor do Banco Central Yu Yongding indicou que a China deve preparar-se para uma possível saída da Grécia do Euro e ofereceu medidas como o controle dos fluzos de capital no mercado interno para reduzir a volatilidade.

O chefe do Banco Central da China informou nesta Segunda-Feira que o país continuará invertendo em títulos e outros ativos da zona Euro e chamou o bloco da moeda única a consolidar reformas para limitar a crise de dívida.
Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário