Cerca de 1,7 bilhão de pessoas dependem de aqüíferos que estão sendo rapidamente esgotados e que levaria milhares de anos para reabastecer, de acordo com um novo estudo na revista Nature.
O relatório, "o equilíbrio de água dos aquíferos mundiais reveladas pela captura de águas subterrâneas", identifica em aqüíferos os EUA, México, Europa Oriental, Oriente Médio, Índia e China como zonas de crise, onde os recursos de água subterrânea e/ou ecossistemas dependentes de fontes subterrâneas estão sob ameaça porque a utilização de água excede largamente a taxa a que estão a ser reabastecido aquíferos pela chuva.
O reservatório subterrâneo no noroeste da Índia, por exemplo, seria necessário 54 vezes mais chuvas para repor a água que está atualmente sendo utilizada por agricultores e da população local.
No mapa abaixo, as áreas azuis marcam onde a chuva pode reabastecer a quantidade de água a ser utilizado por seres humanos. Áreas de cor laranja ou vermelho indicam locais onde as pessoas optam mais para a irrigação e água potável do que a chuva pode reencher.
As áreas em cinza indicam a extensão da "captada de água subterrânea", representando o quanto as pessoas estão tirando água dos aqüíferos em comparação com a quantidade de água cada um detém.
Via Business Insider
Nenhum comentário:
Postar um comentário