Um partido separatista parece pronto para voltar ao poder na província canadense de Quebec, em uma eleição na próxima semana, mas é improvável que ganhe apoio suficiente para avançar com um referendo sobre a independência, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira.
O levantamento do jornal La Presse colocou a oposição Parti Québécois (PQ) em 33 por cento de apoio público, menos um ponto percentual a partir de uma pesquisa feita pela mesma empresa 12 dias antes. Quebec tem uma eleição provincial em 4 de setembro.
A recém criada Coalizão para o Futuro do Quebec (CAQ), que é liderada por um ex-ministro PQ, estava em 28 por cento, três pontos, enquanto os liberais dominantes cairam um ponto para 27 por cento.
CROP disse que a pesquisa mostrou que o PQ tem chances de ganhar uma minoria de cadeiras na legislatura provincial, forçando-o a olhar para outras partes de apoio no governo.
Ambos os liberais e os CAQ dizem que não apoiam outro referendo sobre a independência da província predominantemente de língua francesa.
Os governos anteriores PQ realizou em toda a província votos de romper com o Canadá, perdendo por uma larga margem em 1980, mas por apenas cerca de 1 ponto percentual em 1995. A líder do Partido Pauline Marois promete realizar outro referendo se ela ganhar o poder, mas se recusa a dizer quando ocorreria.
A pesquisa mostrou que o governo Liberal do Premier Jean Charest deverá perder depois de nove anos no poder. Charest é um ex-ministro federal, que saltou para a política provincial em 1998.
A pesquisa da CROP por telefone de 1002 adultos foi realizada entre 24 e 26 de Agosto e é considerada com uma precisão de 3,1 pontos percentuais, 19 vezes em 20.
A líder do partido Pauline Marois
Via Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário