Quatro cruzes Ortodoxas foram cortadas em diferentes partes da Rússia. Os incidentes vieram depois que o grupo Femen atacou uma cruz em Kiev para protestar contra a sentença da banda Pussy Riot, que recebeu dois anos de prisão.
3 cruzes forama tacadas na região urálica de Chelyabinsk, e uma na região de Archangelsk, no norte do país. Quando a polícia chegou os vandalos já haviam fugido. Autoridade dissem que estão investigando ambos os casos.
A cruz de Arkhangelsk foi erguida em memória das vítimas de repressão política, disse um padre local, Hegumen Feodosy.
Ele também disse que nos anos recentes o monastério, situado do outro lado da rua, sofreu dois incêndios provocados e numerosos atos de vandalismo.
“Isso vem em um contexto de todos esses incidentes ocorridos no país, toda essa histeria anti-igreja contra nossa diocese, contra a autoridade da igreja, contra tudo que é sagrado" disse Hegumen Feodosy.
Os dois incidentes seguem um caso similar quando uma integrante do grupo Femen cortou uma cruz em Kiev usando uma serra elétrica. O ato, que foi filmado e fotografado, recebeu grande ciruculação na internet.
Em comunicado, o Femen declarou que a cruz foi cortada em solidariedade com a banda Pussy Riot, que foi condenada a 2 anos de prisão por hooliganismo motivado por ódio religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário