A líder nacionalista Marine Le Pen, que ficou em 3° lugar nas eleições presidenciais francesas, se afirma no tabuleiro político depois de reforçar seu partido, o Front National, causando polêmica com seus temas como a imigração, a ineficácia da União Europeia e a crise econômica.
Pouco mais de um ano depois de ser eleita presidente do Front National, Le Pen obteve 18% dos votos, nível jamais alcançado pelo seu partido, e fica no terceiro lugar depois do socialista François Hollande e do presidente liberal Nicolas Sarkozy, que disputarão o segundo turno.
Marine Le Pen conseguiu se impor em temas-chave da campanha nos últimos meses, em particular a imigração, o islamismo e a crise econômica.
Foi ela quem lançou a polêmica sobre a carne halal (animais mortos segundo regras muçulmanas e judaicas) que envenenou a campanha semanas atrás e provocou indignação de organizações representativas dos muçulmanos e judeus na França.
Ela não passou ao segundo turno, mas seu resultado é superior ao do pai, que em 2002 passou ao segundo turno com 16,8% dos votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário