sexta-feira, 13 de abril de 2012

Agricultores argentinos acusam empresas americanas de envenenamento

Os agricultores da província de Misiones na Argentina abriram um processo contra a gigante agrícola Monsanto, a empresa de tabaco Philip Morris e outros fabricantes de cigarros afirmando que os americanos em busca de benefícios as multinacionais os fazem pagar com sua terra envenenada com pesticidas.

Os proprietários de plantações de tabaco argentinos insistem que eles foram obrigados a substituir seu cultivo de tabaco nacional pelos de maior colheita, selecionados pela Philip Morris, que requerem mais pesticidas. Por conseguinte, foram forçados a usar Roundup, um herbicida produzido pela Monsanto, apesar de ser eficaz no combate a erva daninha, tem efeitos adversos graves e uma maior concentração de glifosato.

Os pesticidas da Monsanto contaminaram cultivos e poços de água usados ​​por famílias de agricultores, expondo-os a substâncias tóxicas. Em primeiro lugar entre os seus efeitos adversos nomeados defeitos congênitos, como paralisia cerebral, retardo psicomotor, epilepsia, cardiopatia congênita, síndrome de Down, perda de dedos e cegueira.

Os autores também afirmam que tanto a Monsanto quanto a Philip Morris ativamente obrigava-os a usar quantidades excessivas de Roundup e outros pesticidas sem recomendar qualquer protecção ou dotar de meios adequados.

Por sua vez os agricultores exigem uma idenização monetária e também punitiva por negligência, a qualidade do produto, a violação das condições de garantias, a atividade de alto risco e a violação premeditadas das leis Argentinas.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário