segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Maduro põe limites na ganância do capital em toda economia


O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou no Domingo que se ampliariam as baixas dos preços elevados ilegalmente e se limitará a ganância do sistema de produção, se a Assembleia Nacional outorgar poderes especiais.

Em mensagem televisionada, Maduro sustentou que manterá as inspeções de comércios e pedirá severas penas contra a especulação.

"Vou pedir normas e penas de máximo grau que permitam à Constituição este tipo de delitos (de especulação) porque temos que equilibrar o funcionamento da economia (...) Uma vez aprovada a (lei) que habilita na Assembleia Nacional, vou colocar limites porcentuais à ganância do capital em todos os ramos da economia do sistema de produção venezuelano", segundo mensagem do presidente.

A iniciativa do presidente parte de uma campanha de fiscalização de preços, principalmente de produtos importados, que começou na Sexta com uma rede de eletrodomésticos, na qual se reduziu em até 50% a importação de exemplares, elevado de maneira irregular.

Maduro ordenou na Sexta a "ocupação" da rede de lojas de eletrodoméstico Daka, acusada do aumento excessivo e injustificado dos preços de seus produtos. Esta medida forma parte de sua luta contra os planos desestabilizadores da oposição em matéria econômica e pretende defender os consumidores venezuelanos.

Maduro assegurou que seu Governo seguirá controlando os preços das lojas de eletrodomésticos e avançou que esta semana se realizarão inspeções a comércios dedicados aos setores têxtil, calçados, de jogos, ferragens e automobilísticos.

Em 15 de Outubro Maduro solicitou à Assembleia Nacional que aprovasse a "lei habitante" para governar por decreto durante um ano com o objetivo de combater a corrupção a "guerra econômica" da direita contra seu Governo.


Maduro anunciou na última Quarta um pacote de medidas econômicas para combater a especulação, regular as importações e controlar o empréstimo de dólares a preço oficial.

Via Hispantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário