sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Alerta sobre a implacável redução dos glaciares argentinos

A NASA detectou a partir do espaço a rápida redução dos glaciares da Patagônia argentina, um processo que vem sendo observado há várias décadas e cujos principais responsáveis são as mudanças climáticas e o atual período geológico.



Em imagens obtidas a partir do espaço e difundidas pela NASA se detecta que o glaciar argentino Upsala sofreu om retrocesso de 3 quilômetros nos últimos 12 anos.

"Há um retrocesso glaciar a nível global que se observa desde o começo do século XX e, particularmente, o glaciar Upsala, que a tempos vem se reduzindo a um ritmo bastante acelerado", disse a EFE Juan Carlos Leiva, investigador do Instituto Argentino de Nivologia, Glaciologia e Ciências Ambientais (IANIGLA).

O cientista assegurou que o IANIGLA tem dados que verificam "um retrocesso contínuo" do Upsala "desde antes de 1967". Além disso, explicou que esse fenômeno se deve ao "aumento da temperatura do gelo, que se torna mais macio e escoa mais rapidamente, e então pode chegar a produzir mais icebergs e perder a âncora no fundo do leito, por isso vai perdendo cada vez mais massa".

"Agora estamos em um período geológico interglaciar pelo que naturalmente os glaciares estão em uma situação que os obriga a perder massa, mas a esse fenômeno se soma a injeção que fez a atividade humana de gases de efeito estufa em grandes proporções na atmosfera, que aumenta e acelera o processo natural", disse Leiva.

Enquanto o derretimento dos glaciares "não tem solução", o cientista argentino explicou que pode-se mitigar o efeito estufa deixando de usar certos gases e combustíveis e mudando os sistemas de produção atuais. "Mas os que já estão, já era. Os gases permanecem na atmosfera por pelo menos um século", assegurou o cientista.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário