quinta-feira, 18 de abril de 2013

Para Kerry, América Latina é o quintal Norte-americano

Durante o discurso diante a Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Deputados, e seguindo a velha Doutrina Monroe, sem se importar com a soberania dos países latino-americanos, Kerry considerou que esses são seu "quintal" e anunciou que planeja mudar a atitude de algumas destas nações.



Além disso, o chefe de diplomacia dos EUA disse que em um futuro próximo o presidente Barack Obama partirá rumo a alguns países que nem sequer sabia os nomes, após visitar o México.

"O hemisfério ocidental é nosso quintal, é de nossa vital importância. Frequentemente muitos países ocidentais sente que os Estados Unidos não dá a devida atenção a eles e, algumas vezes, isso é verdade. Precisamos nos aproximar vigorosamente, planejamos fazê-lo. O presidente viajará em brava ao México, e depois ao sul, não recordo que países, mas irá para a região", afirmou Kerry.

Além de que o político americano, ao se referir ao tema da Venezuela, demonstrou que não está disposto a reconhecer a vitória de Madura na eleição de domingo, até que haja uma recontagem de votos nesse país.

Quanto a isso, o presidente venezuelano eleito, Nicolás Maduro, se dirigindo aos EUA, assegurou nessa quarta-feira que "Não nos importa o seu reconhecimento".

A Doutrina Monroe estabelece que se um país americano ameaça ou põe em perigo os direitos ou propriedades dos cidadãos ou empresas estadunidenses, então Washington se obriga a intervir nos assuntos do pais para "reordenar" e restabelecer os direitos e patrimônios de seus cidadãos e empresas.

Após a realização das eleições presidenciais em 14 de abril na Venezuela, o CNE declarou Nicolás Maduro presidente do país, com 50,75% dos votos, contra 48,97 alcançado por Caprilles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário