sábado, 6 de abril de 2013

Oposição venezuelana manipula intenção de voto

 
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela aprovou na Sexta-Feira seis averiguações administrativas por violação das normas que regem a campanha eleitoral de parte de vários meios de comunicação, e pediu cumprir com os tempos estabelecidos na normativa eleitoral no que fica de campanha.

As medidas adotadas pelo CNE se aplicam aos meios de comunicação Globovisión, La Prensa de Lara e Diario VEA, assim como as organizações Ciudadanía Activa, Primero Justicia e Unidad Democrática.

De acordo com Prensa Latina, a Ciudadanía Activa se aplicará o processo de averiguação administrativa com medida cautelar de suspensão pela violação da Lei Orgânica de Processos Eleitorais devido à transmissão de material publicitário através do canal de televisão Globovisión com o objetivo de manipular a intensão de voto.

Tal processo também se aplicará contra o Diario VEA e a Prensa de Lara por publicar propaganda eleitoral sem o Registro de Informação Fiscal (RIF), e contra Primero Justicia pela utilização de crianças e adolescentes em anúncios de propaganda eleitoral publicados no jornal últimas Notícias. E por últimos, contra Unidad Democrática pelo uso de imagem de um candidato sem sua autorização em propaganda transmitida através do canal de televisão Televen.

Nas eleições presidenciais previstas para o próximo dia 14 de Abril competirão o presidente encarregado do país, Nicolás Maduro, o candidato opositor Henrique Capriles Radonski e outros cinco candidatos. Apesar das tentativas da oposição de manipular a intensão de voto a favor de seu candidato, as pesquisas mostram a vantagem de Maduro.

Faz uns dias, a integrante do Comando socialista da Venezuela, Blanca Eekhout, denunciou a campanha de agressão da deputada direitista Dinora Figuera contra Maduro.

A pesquisa mais recente publicada na Venezuela pela firma Internacional Consoulting Service (ICS) revelou que o candidato socialista à presidência, Nicolás Maduro, ganhará a eleição eleitoral com 56,9% de votos, enquanto que só 41,1% da população votará a Henrique Capriles, o que marca uma diferença de 15,8% a favor de Maduro.

O CNE recordou às organizações com fins políticos e aos partidos dos candidatos que no 7 de Abril vence o prazo para publicar pesquisas em meios de comunicação social ou outra forma de difusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário