sexta-feira, 19 de abril de 2013

Irã concorda em exportar gás para a Suíça

O deputado iraniano Ministro do Petróleo afirma que o país finalizou um acordo de fornecimento de gás natural para a Suíça.



"Estamos agora em negociações com a Turquia para ter o direito do transporte de gás através desse país (para a Europa)", afirma Javad Owij, que também é Diretor da Companhia Nacional de Gás Iraniana (NIGC), nessa sexta-feira.

O Irã, que fica em cima da segunda maior reserva de gás natural, após a Rússia, é o segundo maior fornecedor de Turquia, depois de Moscou.

Owij também afirma que o Irá começará o envio de gás natural para o vizinho Iraque nesse verão.

"As exportações de gás para esse país começarão com 7 milhões de metros cúbicos por dia i irá subir gradualmente para 25 por dia", disse o ministro.

Ele chegou a dizer que o Irã exportará gás para o Iraque através de dois dutos, um dos quais abastecerá Bagdá e as usinas de AL-Mansouriyah e com o outro fornecendo para o porto de Basra.

O Irã está tentando intensificar sua produção de gás, atraindo investimentos nacionais e estrangeiros, especialmente no Depósito de gás natural Pars Sul.

O Pars sul cobre uma área de 9,7 mil quilômetros quadrados, dos quais 3,7 mil estão em território marinho iraniano do Golfo Pérsico. Os 6 mil restantes, ou seja, a parte norte, situam se em possessão marinha do Qatar.

Via PressTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário