quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Paraguai: índios despejados e explorados pelos latifundiários



Indígenas paraguaios da comunidade Ayoreo denunciaram na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) o despejo de suas terras por parte do governo, para ser entregues a grandes pecuaristas do país.

A denúncia foi apresentada por uma representação dos ayoreos, povo que tradicionalmente viveu em terras situadas no Chaco paraguaio, próximo da fronteira com a bolívia, e foi apoiada pelos advogados do Comitê de Proteção de Povos em Isolamento (CIPIACI), revê Prensa Latina.

Jaime Corisepa, coordenador geral da Cipiaci, e Taguide Picanerai, ayoreo do Paraguai, entregaram à CIDH um documento em que demandam ao órgão medidas de precaução urgentes para que os protejam da ação oficial dos latifundiários.

Os indígenas denunciam que o governo de Frederico Franco outorga direitos a pecuaristas sobre os territórios do povo ayoreo em isolamento. Isto gerou desmatamentos intensivos e acelerados dos bosques de Chaco, e despejou comunidades originárias de seu território.

Coriespa apontou que a situação dos povos indígenas está se agravando e sua extinção física e cultural está próxima, a menos que se tomem medidas. Sublinhou que a atitude assumida por Franco, que busca beneficiar os pecuaristas não contribui para a proteção destes povos ou território, e promove a colonização ilegal ao local e exploração dos indígenas.

Ante isto, os ayoreos reclamam à CIDH que elabore um documento sobre a situação dos povos indígenas latinoamericanos, ameaçados pela destruição de seu hábitat e pela falta de respeito aos seus direitos e costumes.

Assim, reclamaram que se ponham em marcha programas e ações de monitoramento na região e uma posição de apoio a suas atribuições reconhecidas repetidamente pela ONU.

Via Patriagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário