sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Filósofos devem se opor à arrogância do cientificismo

Por William Reville

O mundo moderno funciona com a tecnologia baseada na ciência, e ninguém questiona a sério a importância da ciência.

Essa importância vem tentando muitos cientistas renomados a adotar uma atitude de desprezo chamada de "cientificismo" em relação a outras disciplinas. Cientificismo aplica a ciência para responder questões em áreas onde ela não possui competência. Mas o cientificismo é simplesmente errado, e pode trazer consequências desastrosas à ciência se permitido se desenvolver. A Filosofia tem um papel importante em identificar as áreas onde a ciência tem competência, mas, de modo geral, os filósofos não estão confrontando o cientificismo

Cientificismo vem em formas mais radicais e mais moderadas. A forma mais radical afirma que a ciência é a única forma válida de buscar o conhecimento. A mais moderada não vai tão longe, mas aplica a ciência de forma inadequada a uma variedade de questões.

A mais radical é uma reivindicação ridícula adotada por alguns cientistas. Um dos cientistas que a defende é o biólogo Richard Lewontin, que disse: "A fim de compreender corretamente o universo, as pessoas devem rejeitar as explicações irracionais e sobrenaturais do mundo e aceitar um aparato social e intelectual, a ciência, a única geradora da verdade" (New York Review of Books, 1997.)



A mais moderada é frequentemente dirigida contra a religião por proeminentes cientistas. Em um programa de TV Newsnight da BBC2 em 2009, Richard Dawkins fez uma declaração ignorante: "Deus tem o mesmo status que as fadas". Em outras palavras, de acordo com Dawkins, acreditar em Deus é infantil e irracional. Mas Dawkins não nos ilumina com que aspectos a filosofia de fadas da vida rivaliza com a filosofia cristã. E razoavel ser cristão - e quem duvida deveria ler, por exemplo, livros escritos pelo físico matemático e teólogo anglicano John Polkinghorne, como Quarks, Chaos e Christianity.

Penso que essa posição extrema de Dawkins e outros contra a religião deriva do fato de que esses cientistas são materialistas fundamentalistas. Materialismo é uma filosofia que acredita que nada existe, exceto o material: ou seja, materia e energia. Então o sobrenatural não existe e a religião é um absurdo. No entanto, materialismo é uma filosofia que não é - é provavelmente não pode ser - provada.

Materialismo e ciência
A Ciência estuda o mundo natural. É materialista em seu método mas não em sua filosofia. Ci~encia não nega o sobrenatural, ela simplesmente não tem nada a dizer sobre isso. Ciência e religião respondem diferentes aspectos da realidade e não se contradizem, como observado pelo renomado cientista e escritor Stephen J Gould no seu livro Rocks of Ages. Não é necessário ser materialista para ser cientista. Muitos grandes cientistas foram cristãos e hoje, aproximadamente 40 por cento deles acreditam em um Deus pessoal.

É razoavel ser materialista. Mas, desde que o materialismo não é provado, os materialistas devem aceitar que, não importa o quão improvavel isso seja, há uma possibilidade de que eles possam estar errados e uma dimensão sobrenatural possa existir. Materialistas são então obrigados a respeitar a posição de pessoas religiosas e acreditam no sobrenatural mas aceitam tudo o que a ciência tem e possa descobrir. E claro, os religiosos tem uma obrigação equivalente para com os materialistas.

Aqueles que defendem o cientificismo são severos não apenas com a religião, mas também com a filosofia em geral. Por exemplo, o renomado químico Peter Atkins diz em seu artigo Science as Truth (History of Human Sciences, 1995): "Eu considero que seja uma proposta defensável que nenhum filósofo ajudou a desvendar a natureza; filosofia é apenas o refinamento do impedimento." E Stephen Dawkins, em seu livro The Grand Design (2010), diz: "Nós queremos saber, nós procuramos respostas: Qual é a natureza da realidade? O universo possui um criador? Tradicionalmente, essas são questões para a filosofia, mas a filosofia está morta. Filósofos não estão em sincronia com os progressos modernos da ciência". Alguém poderia imaginar que tais comentários poderia causar uma tempestade de protestos públicos de filósofos, mas nenhuma tempestade surgiu. Por que não?

Ao longo do século 20, filosofos se contentaram em aplaudir educadamente a ciência do lado de fora. A ciência agradece agora a filosofia declarando-a morta. Uma função muito importante da filosofia é identificar questões científicas. Isto é importante a fim de manter a ciência dentro dos trilhos. A filosofia (N.d.T.: ou os assim chamados "filósofos") não está fazendo o seu trabalho.


Via Irish Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário