sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CIA mantém prisões de tortura clandestinas na Polônia


A Agência Central de Inteligência (CIA) utiliza desde 2003 um centro de reclusão oculto no território polonês para torturar os suspeitos do atentado de 11 de setembro de 2001, informou nesta quinta-feira o jornal The Washington Post.

Dois oficiais de alto escalão da agência estadunidense firmaram um acordo com agentes da Inteligência polonesa, a qual a CIA teve que pagar em torno de 15 milhões de dólares por utilizar a prisão secreta exclusiva para amedrontar os prisioneiros trazidos de Guantánamo, por exemplo.

A agência de inteligência começou a transportar réus condenados por seus vinculados ataques às torres gêmeas à prisão localizada em torno dos lados poloneses, antes de pagar em dinheiro que foi destinado desde Alemanha à embaixada estadunidense em Varsóvia (capital polonesa), em um par de caixas de cartão por bolsa.

Esta foi a primeira de três prisões secretas utilizadas pela CIA na Europa para interrogar e torturar terroristas.

O jornal salienta que Jalid Sheij Mohamad, conhecido como autor material dos atentados de 11 de setembro, foi torturado neste local com diferentes técnicas de castigo, desde bofetadas, privação de sono, até afogamento dissimulado.

O Comitê Seleto sobre Inteligência do Senado dos Estados UNidos tem previsto publicar parte dos dados de 6 mil páginas que expõe surpreendentes detalhes sobre os programas de detenções e interrogações da CIA.

Segundo as Nações Unidas, o presidente Barack Obama finalizou o programa de prisioneiros da CIA em sua primeira semana de mandato.

Não obstante, em 2005 a organização de direitos humanos Human Rights Watch acusou Polônia e Romênia, entre outros países de ter permitido que a CIA mantivesse centros de interrogatóio financiados pela Casa Branca (sede do governo dos EUA).

O investigador especial do Parlamento Europeu, Dick Marty, publicou em 2007 a prova da existência de cárceres secretas no leste da Europa, mas todos os governos eslavos rechaçaram esta possibilidade.

O principal objetivo atual da CIA é captar informação no exterior no marco da luta contra o terrorismo internacional. Há alguns anos se estimava que contava com 17 mil trabalhadores e um orçamento anual de 3 bilhões de dólares.

Nota do Blog: Obama recentemente publicou que fechará os programas de espionagem da NSA e diminuirá todos os outros de todas as outras agências. Mas, a luz desta informação das prisões secretas, podemos confiar na sua promessa? De nenhuma maneira. O que vai acontecer, e já está acontecendo, é um ocultamento ainda mais profundo dos interesses dos EUA; a dissolução dos programas existentes apenas será um meio de reformar as agências e filtrar ainda mais as informações que vem e vão.

Via Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário