segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cenário de treinamento: e se a França atacasse a Suiça?

E se o "Hexágono"*, em plena desordem, for atrás da Suiça? O exército está preparando este cenário esse ano.



O Exército suiço simulou um ataque da França contra a Confederação no ano de 2013 com brigadas blindadas na romandia (região oeste do país), que decorreu entre 26 a 28 de agosto, revela o jornal Le Matin Dimanche.

Mais especificamente, o exército supões que a França, em completo colapso financeiro, se desintegrará em várias entidades regionais, como resultado da crise, e um deles, chamado de "Saônia", decide atacar a Suiça, forçando-a assim a se defender, de acordo com o cenário suposto.

Três pontos de passagem

O exercício, denominado Duplex-Barbara, se baseia em uma invasão de "Saônia" ou o território do Jura francês, a partir de três pontos de passagem perto de Neuchâtel, Lausanne e Genebra, de acordo com um mapa reproduzido pelo jornal, em que pode ver os detalhes da operação.



Uma organização paramilitar  pró-governo da Saônia, chamada de BLD (Brigada Livre de Dijon) quer "reaver o dinheiro que a Suíça usurpou de Saônia, segundo o exercício militar e a organização de ataques da Suíça.

Fluxo de refugiados em 2012

Em 2012, o exercício militar suíço, chamado "Stabilo Due", previu a queda do Euro, causando um caos social na Europa e um fluxo de refugiados para a Suíça.

De acordo com Daniel Berger, comandante da brigada blindada suíça, "o exercício não tem absolutamente nada a ver com a França que nós apreciamos, ele foi elaborado em 2012, ano em que as relações fiscais franco-suíças foram menos tensas".

Exército aprovado

No último domingo, os suíços votaram maciçamente para manter o seu sistema de milícia do exército baseado em serviço militar obrigatório.

Assim, 73,2% dos eleitores disseram não à proposta do Grupo para uma Suíça sem Exército (GSoA), que pedia o fim do serviço militar obrigatório e substituí0lo ou por voluntários ou por um pequeno exército profissional.

O exército de milícia composto por cidadãos-soldados é considerado um dos pilares fundadores da nação suíça. Seu efetivo totaliza hoje 155 mil. 

Na Europa, a maioria dos países abandonaram o serviço militar em favor de um erxército profissional.

Via 20 minutes

* Como a França é conhecida, devido ao seu formato territorial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário