segunda-feira, 26 de março de 2012

União Africana enviará 5 mil soldados para capturar Joseph Kony

A União Africano vai enviar 5.000 soldados para Juba, no Sudão do Sul, para capturar o chefe militar ugandense Joseph Kony, como foi anunciado após uma reunião conjunta de oficiais da ONU, UA e Uganda.

As forças são implantadas nas áreas em que supostamente Kony e seus gerrilheiros estariam escondidos, chamado de Exército de Resistência do Senhor (LRA, por sua sigla em Inglês) e permanecerá até o momento em que "Kony se entregue ou seja neutralizado, de alguma forma ", disse o enviado especial da União Africana, Francisco Madeira. O contingente será composto por soldados de Uganda, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e República Centro-Africana.

Embora o Tribunal Penal Internacional queira capturar Kony desde 2005, o líder do LRA expulso da Uganda em 2006 e acusado de seqüestrar milhares de crianças e transformá-las em soldados, tornou-se mundialmente conhecido a partir de Março passado, depois da Organização Crianças Invisíveis lançar a campanha 'Stop Kony'.

O documentário viral Kony 2012, que já registrou cerca de 100 milhões de visualizações em todo o mundo, recebeu algumas críticas. Muitos perguntam qual a razão de mostrar agora um vídeo que mostra eventos de 2006.

Alguns acreditam que os ativistas americanos conheceram apenas recentemente o caso, enquanto outros pensam que por trás deste movimento existem fins comerciais. Ainda outros acreditam que os recursos petrolíferos recém-descobertos na Uganda é o que motivou esta campanha.

Via RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário