terça-feira, 20 de março de 2012

PIB da Coréia socialista cresce mais do que o da capitalista

O capitalismo mundial insiste sobre o fato do suposto desastre econômico e social da Coréia socialista. Um tal Bogdánov acaba de afirmar em Ria Novosti que "a situação econômica na Coréia do Norte é péssima, de fato o país sobrevive graças ao mercado negro que prosperou na última década". O Banco da Coréia controlado pelo governo anticomunista do sul de Lee Mujung-bak insiste em que Coréia Popular está em ruínas. Sem embargo, os observadores estrangeiros que visitam o país notam continuamente uma grande atividade na construção de habitações e grandes infraestruturas, a produção elétrica com novas centrais, nível récorde de intercâmbios com o exterior, novas produções agrícolas e piscícolas, desenvolvimento da telefonia móvel...

A notícia espetacular é que o Instituto de Investigações da empresa sul-coreana Hyunday que mantém uma forte atividade econômica no país socialista (gerencia a zona industrial de Kaesong) afirma com dados objetivos e confiáveis que sua economia está em plena expansão e que inclusive supera o crescimento de seu rival capitalista, apresentado como modelo pelos apologistas do capitalismo. O mesmo russo anticomunista se vê obrigado a reconhecer que o país conta com uma poderosa indústria militar que exporta a muitos países. De 1987 a 2009 tem produzido 1.200 mísseis de diferentes tipos, segundo a agência Forecast International. A maioria de seus mísseis são da classe Hwasong com 700km de alcance, mas produz também mísseis Nodong e Taepodong de 4 a 6 mil km que no futuro poderão golpear aos Estados Unidos no caso de ataque imperialista. Produzir mísseis significa produzir motores poderosos, metais especiais e sistemas de navegação de alta tecnologia. Este verme russo afirma que seu programa nuclear "avança".

Mas sua economia não somente produz armas. Seu rendimento por hectare em cultivo de batata é um recorder mundial. Inventaram produtos de plástico não derivados do petróleo senão de certas resinas e um sistema para produzir óleo sem queimar carbono de coque. A produção industrial cresce anualmente uns 44%. A colheita de cereais em 2011 cresceu 7,2% e chegou aos 4,74 milhões de toneladas. Hyundai afirma que o intercâmbio comercial com China cresceu em 2011 62,4% e chegou aos 5,63 bilhões de dólares. Em 2011 o crescimento nominal do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante cresceu 4,7%. O PIB de cada norte-coreano passou de 688$ a 720$. Para calcular o nível de compra real esta cifra deve multiplicar-se por 2,5 segundo a CIA e por 6 segundo o Instituto de Investigação global Insight. O crescimento anual global do PIB da RPDC foi em 2011 de 5,2%, mas o da Coréia do Sul foi somente 4%. Um dos principais especialistas franceses na RPDC, Phillipe Pons, correspondente neste país por 30 anos do diário Le Quotidien du Soir, confirma estes dados.

Em 2012 culmina o Plano Quinquenal em curso com excelentes resultados e o Plano para construir uma "potência próspera socialista" está dando resultados assombrosos. Estes êxitos afirmam a superioridade do socialismo frente ao capitalismo e é provável que reforcem a corrente comunista chinesa que luta contra a privatização, contra a nova burguesia e contra a burguesia burocrática, e quer regressar ao Socialismo científico público e planificado. A persistência da Coréia na via socialista estimula a construção socialista no Vietnã, Laos, China, Nepal, e a esperança socialista em Filipinas, Bangla Desh, India, Sri Lanla, e outros países asiáticos da mesma maneira que a mesma persistência cubana inspira aos povos latino-americanos na mesma via, única possível para a plena emancipação.

A tecnologia digital demorou para chegar, mas quando chegou veio com força

Complexo industrial de Kaesong gerenciado por Hyundai

Fábrica de garrafas na zona rural, estratégia para superar a divisão entre campo-cidade tão forte da vizinha chinesa

Uma agricultura próspera e um campesinato avançado

Entrada da fábrica Hungnam

A consciência proletária: chave do êxito



Via Civilización Socialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário