terça-feira, 20 de março de 2012

Bruxas de rosa e evitar papel branco para combater o preconceito no Reino Unido

Desde a Bruxa Má do Oeste em 'O Mágico de Oz' até Meg, a bruxa boa dos livros infantis 'Meg e Mog', bruxas sempre vestiram preto.

Mas o seu traje tradicional é agora alvo de críticas de 'especialistas em igualdade' que afirmam que isso poderia enviar uma mensagem negativa para crianças nas creches e levar ao racismo.

Em vez disso, os professores devem censurar a caixa de brinquedos e substituir o chapéu pontudo preto por um rosa, enquanto vestir fadas, antes de tons mais claros e brilhantes, com tonalidades escuras.

Outro objeto da sala de aula - papel branco - também foi questionado por Anne O'Connor, uma consultora que auxilia as autoridade locais em matéria de igualdade e diversidade.

As crianças devem receber papel diferente do branco para desenhar, e as tintas e giz de cera devem ter 'todas as cores de pele', refletindo a diversidade da raça humana, de acordo com a ex-professora.

A equipe e professores deve estar preparada para ser econômico com a verdade quando perguntada por alunos qual sua cor favorita e, no interesse de boas relações raciais, responda "preto" ou "marrom".

As medidas, delineadas em uma série de guias na revista 'Nursery World', são destinadas a evitar o preconceito racial em crianças abaxo dos dois anos.

Segundo os guias, as crianças muito jovens podem começar a expressar opiniões negativas e discriminatórias sobre a cor da pele e a aparência, que o pessoal do berçário deve ajudá-los a "desaprender".

Se as crianças desenvolvem associações positivas com cores escuras, maior é a probabilidade de que a atitude seja generalizada para as pessoas, ela diz.

O conselho se baseia em uma abordagem "anti-preconceito" da educação que se desenvolveu nos Estados Unidos como parte do 'multiculturalismo', desafiando preconceitos, tais como racismo, sexismo e preconceito de idade através de todo o currículo e ensina as crianças sobre tolerância e respeito, e a analisar criticamente o que lhes é ensinado.

Via Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário