domingo, 4 de março de 2012

Sarkozy afia retórica anti-imigração meses antes das eleições

O presidente francês e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, aproveitou seu quinto comício eleitoral para mobilizar a direita agitando a questão da imigração, dizendo que chegaram imigrantes demais ao pais, numa clara tentativa de 'roubar' eleitores do Front National de Marine Le Pen.

"Devemos reduzir o número de chegadas (imigrantes) para o nosso território. Você não é bem-vindo na França, se você vir apenas para se beneficiar do estado de bem-estar. Todo mundo pensa: é hora dos republicanos falarem", disse Sarkozy no comício realizado em Bordeaux.

O presidente prometeu eliminar o direito de reunião que permite que as famílias de imigrantes documentados legalizem sua situação na França automaticamente. "Aqueles que vêm com a intenção de não respeitar as nossas leis e nossos costumes, de não respeitar a propriedade alheia, não enviar seus filhos à escola, não fazer um esforço para se integrar, não são bem-vindos em solo francês", acrescentou .

Neste discurso ele incorporou uma defesa dos valores republicanos franceses e criticou o fato de que as escolas públicas estão servindo alimentos de acordo com as tradições muçulmanas, especialmente carne halal. "Vamos reconhecer o direito de todos a saber o que eles estão comendo, seja ou não hala. Gostaria de ver etiquetado o método de sacrifício ", disse ele.

Sarkozy também defendeu as festas cristãs e as igrejas como parte da civilização francesa. "Devemos considerar as nossas festas, as torres de igrejas e catedrais em nossas cidades, nossos hábitos alimentares, nossa moral, como aspectos da nossa civilização, não só de nossa religião: a civilização da República Francesa", argumentou.

Via Minuto Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário