sábado, 3 de março de 2012

Líder muçulmano da Noruega louva a morte de cineasta holandês



O
Mulá Krekar realizou o seu discurso em árabe e curda na praça Eidsvold em Oslo, na tarde de sexta-feira. Ele aproveitou a oportunidade para repetidamente louvar e honrar a morte do polêmico cineasta holandês Theo van Gogh, de acordo com NRK
dagsrevyen (noticiário de TV).

Van Gogh foi assassinado em 02 de novembro de 2004 nas ruas de Amsterdam por um fundamentalista muçulmano, que reagiu fortemente contra as críticas de Van Gogh do Islã em seus filmes. O assassino agora está cumprindo uma sentença de prisão perpétua em uma cadeia na Holanda.

Na tarde de sexta-feira cerca de 200 pessoas compareceram na praça em Oslo para se manifestarem contra um vídeo do YouTube que mostra um Alcorão queimando. O vídeo foi feito por dois curdos que vivem na Noruega e que, desde então, receberam ameaças de morte de Krekar, de acordo com promotores noruegueses. Ele foi indiciado pelas ameaças.

"Eu não vou comentar sobre as ameaças de morte," disse o irmão Krekar, Khalid Ahmad Faraj.

Os manifestantes marcharam do Portão Karl Johan [rua principal de Oslo] ao Parlamento, onde o mulá Krekar fez seu apelo em língua curda e árabe.

"Ele falou sobre o ato da Queima do Alcorão, algo que teve lugar em vários países, e que nós não aceitamos que alguém possa usar a liberdade de expressão de tal forma. O Sagrado Alcorão deve ser respeitado.Queimar o Corão não é liberdade de expressão, é um insulto ", disse o irmão do Mulá.

Via Gates of Vienna

Nenhum comentário:

Postar um comentário