terça-feira, 13 de março de 2012

Obama critica política de exportação da China

O presidente norte-americano acusou hoje a China de violar as regras do comércio global, ao restringir as exportações de terras raras, utilizadas na produção de bens de alta tecnologia, desde «Ipads» a telemóveis e a mísseis.

"Se a China simplesmente deixasse o mercado funcionar por si, não teríamos objeções, mas as políticas atuais deles impedem que isso aconteça e vão contra as próprias regras que a China se comprometeu a seguir", disse Barack Obama.

Obama falava aos jornalistas depois dos Estados Unidos, do Japão e da União Europeia terem hoje apresentado uma queixa comum na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a China, acusando Pequim de restringir o comércio internacional de terras raras.

"Agirei quando for necessário, se os nossos trabalhadores e as nossas empresas estiverem sujeitas a práticas comerciais injustas", afirmou Obama.

Os críticos de Pequim afirmaram que a China, ao limitar o comércio destas matérias-primas, quer inflacionar o preço das terras raras nos mercados globais e forçar as empresas estrangeiras a mudarem-se para o país, para garantir acesso às matérias-primas, vitais para a produção de turbinas ou telemóveis, por exemplo.

"Queremos as nossas empresas a produzir esses produtos aqui nos Estados Unidos, mas para que isso aconteça os nossos produtores têm que ter acesso às terras raras, que a China fornece", frisou o presidente dos Estados Unidos.

A OMC fez hoje o anúncio formal da receção da queixa contra a China.

"Posso confirmar que recebemos dos Estados Unidos, da UE e do Japão uma queixa conjunta sobre a questão das terras raras", disse à imprensa um porta-voz da organização.

Esta é já a segunda queixa da UE contra a China no que toca a matérias-primas minerais, tendo a OMC, já este ano, dado razão a Bruxelas numa queixa sobre as limitações às exportações chinesas de materiais como bauxite, zinco e magnésio.

A China, segundo maior produtor mundial de terras raras, disse que as exportações destes materiais respeitam as regras da OMC.

"Tendo como base a proteção ambiental e com o intuito de assegurar o desenvolviemnto sustentável, a China aplica políticas de gestão das exportações de terras raras. Acreditamos que essas medidas estão de acordo com as regras da OMC", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Liu Weimin, em conferência de imprensa de rotina.

Fonte

Um comentário: