quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Frente Nacional é cada vez mais aceitável entre os franceses

Um ano após Marine Le Pen surpreender o mundo ao obter 17,9 por cento dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais maio passado, a influência do Frente Nacional (FN) na cena nacional se mantém forte.



Segundo o indicador anual de TNS Sofre, encarregado pelos jornais Le Monde, France Info e Canal Plus, 32 por cento dos franceses dizem que estão "absolutamente" (6%) ou "bastante" (26%) de acordo com as idéias do partido.

Essa cifra representa um aumento de 14 pontos percentuais desde 2010. A última vez que a enquete mostrou tais níveis de apoio ao partido foi em outubro de 1991.

"Acredita que o Frente Nacional representa um perigo para a democracia?" 47 % responderam que não.

"O que surpreende é que não houve uma queda após as eleições, como o visto após as eleições presidenciais de 1995 e 2002", assinala Emmanuel Riviere, chefe de opinião do TNS-Sofre à AFP.

As propostas defendidas pelo Frente Nacional as quais mais compartilham os cidadãos são, em primeiro lugar, que "não se defende suficientemente os valores nacionais franceses" (72%), que "a justiça não é severa o bastante com pequenos delinquentes" (65%), que "há muitos imigrantes na França" (54%), que "se deve dar mais poder à polícia" (54%), e que "se dá direitos demais ao Islã ou aos muçulmanos" (54%).

A pesquisa também revelou que 35 por cento dos franceses acreditam que o FN, que ganhou dois assentos nas eleições parlamentares no ano passado, "tem a capacidade para participar do governo". Em outro registro, 47% dos entrevistados acreditam que o partido não representa um perigo para a democracia, um mínimo histórico na pesquisa.


"O que pensa sobre Marine Le Pen hoje?" 44% acredita que ela representa uma direita patriótica unida aos valores tradicionais.

A pesquisa do TNS-Sofre foi feita duas semanas após uma outra pesquisa de opinião que revelou que a maioria dos franceses acreditam que "há estrangeiros demais na França" e 74 % deles acreditam que o fundamentalismo islâmico "não é compatível com os valores franceses".

A líder do partido nacionalista, Marine Le Pen considerou hoje em algumas declarações à emissora France Info que esses resultados demonstram "que temos razão, sozinhos contra todos, em defender uma série de propostas que eram demonizadas pelo conjunto da classe política".

"Cada vez mais os franceses se dão conta que o FN se ocupa de suas preocupações cotidianas", em particular o emprego e as dificuldades das famílias ao chegar o fim do mês, comentou Le Pen em algumas declarações à emissora.

"Essas são as verdadeiras preocupações dos franceses, para as quais nem Governo socialista nem a UMP (o principal partido da oposição de direita) apontam alguma resposta pois levam meses se enfrentando sobre um projeto de matrimônio homossexual e continuarão três meses mais com essa piada."

Via El Ministerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário