quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Apesar da crise, EUA insiste que membros da OTAN aumentem gastos militares

O Secretário-Geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, insistiu quinta-feira com os países da Otan sobre a necessidade de acabar com os cortes na defesa e aumentar a despesa militar.



"Se os cortes na defesa continuarem, haverá um efeito negativo em nossa capacidade militar", disse Rasmussen aos jornalistas.

O dinamarquês, que nesta quinta presidiu uma reunião dos ministros de Defesa aliados, assegurou que voltará a pedir aos governos que "detenham os cortes" e que aumentem os gastos militares o quanto puderem.

Rasmussen disse que o queda generalizada nos gastos de defesa é "um motivo de preocupação."

Nos últimos anos, Washington vem pedindo aos seus parceiros europeus para aumentar o seu investimento em defesa, que a cada ano está mais longe dos EUA.

O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond, disse hoje em sua chegada à reunião que o Plano de Londres é a de manter o orçamento de seu departamento de mais de 2 por cento do PIB, conforme as recomendações da OTAN.

Hammond confiou que os outros países possam fazer o mesmo quando as economias melhorem, mas assegurou que o compromisso de muitos países "não está tão claro quanto eu gostaria".

Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário