domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dívida pública espanhola é a maior desde 1910

 
Dados proporcionados por fontes oficiais mostram que em 2012 a dívida pública aumentou em 146 bilhões de euros até chegar nos 882,339 bilhões de euros no fim do ano passado, o que se considera um récorde desde 1910.
 
Dado que o Instituto Nacional de Estatística (INE) ainda não revelou a cifra do PIB, algumas estimativas públicas e privadas, revelam que os 882,339 bilhões de euros equivalem aproximadamente entre 88,5% e 84% do PIB.
 
O déficit do conjunto da administração, o resgate bancários e o plano de pagamento a provedores são algumas das principais causas desta nefasta cifra.
 
De igual maneira, os planos do Governo de Mariano Rajoy como os duros recortes e aumentos de impostos foram incapazes de controlar a dívida pública.
 
A economia espanhola, com seus milhões de desempregados, previu que a dívida pública chegaria a 85,8% do PIB em Dezembro de 2013, cifra que quase se alcançou já em 2012.
 
Depois do começo da recessão financeira na Espanha, o governo de Madrid, para paliar a crise, baixou os orçamentos dos funcionários, fez recortes em vários setores, especialmente, na saúde e educação, endureceu o acesso aos subsídios por desemprego e barateou a demissão.

Espanha, submersa em uma crise financeira desde 2008, atualmente vive um dos mais difíceis momentos de sua história, ao registrar altras taxas de desemprego e déficit público.


Via Hispantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário