quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Irã: Israel deve responder por posse de armamento nuclear


O secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do irã, Saeed Jalili, repreendeu que Israel deveria também responder perante o Organismo Internacional de energia Atômica e perante a comunidade internacional pela posse de armamento nuclear.

"Eles devem responder perante a comunidade internacional. A comunidade internacional e o OIEA deveriam seriamente se decidir em desarmar o regime e deter a propagação das armas nucleares", declarou Jalili nesta Quarta em uma conferência no término de dois dias de conversações em Cazaquistão entre Irã e o 'sexteto' de mediadores internacionais.

"Ontem a contraparte em resposta ao Irã ofereceu algumas propostas que incluem alguns dos pontos que Irã propôs em Moscou", agregou Jalili.

"Alguns dos pontos levantados em resposta foram mais realistas em comparação com o que foi dito no passado, e trataram de aproximar em alguns aspectos seu ponto de vista e o ponto de vista do Irã, o que consideramos positivo, apesar do fato de que nos foi tomado muito tempo para chegar até o momento ideal', esclareceu o secretário.

"O 5+1 se ofereceu a dar passos tangíveis nos próximos seis meses com fim de fomentar a confiança", agregou.

"Segue sendo um longo caminho até a variante ideal, mas o lado positivo é que se prestaram algumas sugestões em relação com o reconhecimento de nossos direitos. E também há indícios para que não se passem por alto, não desmentem nossos direitos e, por outro lado, deem alguns passos para eliminar nossa preocupação, incluindo o levantamento das sanções", concluiu Jalili. 

Por sua vez, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou que "as negociações nucleares com o Irã resultaram úteis" e comentou que se Irã participar de maneira séria poderia conduzir um "acordo compreensido de longo prazo".

Via CIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário