terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inegociável a soberania do Irã sobre três ilhas persas

A Comissão de Segurança Nacional e Política Externa da Assembleia consultiva do Islâmica do Irã anunciou que a soberania do Irã sobre as três ilhas de Abu Musa, Tonb maior e Tonb menor, situadas no Golfo Pérsico, é inegociável.



Em um comunicado emitido nessa terça-feira em reação às declarações de Emirados Árabes Unidos (EAU) sobre o assunto, a instância legislativa anunciou que a República Islâmica do Irã não negociará sua integridade territorial nem sua soberania sobre tais ilhas.

Igualmente, afirmou que o Irã rechaça veementemente o conteúdo do comunicado emitido recentemente pelos Emirados Árabes e considera uma interferência nos assuntos internos do país persa.

O texto indica que todas as medidas tomadas nas três ilhas iranianas sempre se basearam nos princípios de soberania e integridade territorial do país persa e reitera que Irã constantemente seguiu uma política amistosa e de boa vizinhança.

Em 29 de novembro, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Mohammad Anwar Gargash, insistiu que as três ilhas iranianas pertencem a EAU.

Ultimamente, o presidente americano Barack Obama, e o príncipe herdeiro dos Emirados, o general Mohamad bin Zayed aç Nahyan, também comandante das Forças Armadas do país árabe, emitiram um comunicado onde, entre outros assuntos, Estados Unidos "respalda" a iniciativa do país árabe para "resolver o assunto (das três ilhas) mediante negociações diretas (com Irã), na Corte Internacional de Justiça (CIJ) ou outro fórum internacional adequado".

De acordo com numerosos documentos históricos, as três ilhas de Tonb maior, Tonb menor e Abu Musa formam parte do território persa desde o século XVIII, dado que o território iraniano abarca as costas do norte e sul do Golfo Pérsico.

O governo de Teerã explicou que as ilhas pertencem historicamente ao Irã, pois, ainda que caíram em 1903 sob controle britânico, foram devolvidas aos seu dono, Irã, segundo um pacto firmado em 1971, pouco antes dos Emirados Árabes Unidos se consolidarem enquanto Estado.

Via HispanTV

Um comentário:

  1. Tonb Maior, Tonb Menor e Abu Musa há séculos são do Irã. É surrada a tática dos EUA em criar discórdias. A Coréia e o Vietnã são provas concretas que que o poderio dos EUA é vencível. Kim Il Sung nos ensinou:

    “Ásia, África e América Latina constituem 71% da superfície da terra. Nelas habitam mais do que dois terços da população mundial e existem inesgotáveis riquezas. O imperialismo cresceu e engordou sugando o sangue e o suor desses povos e saqueando suas riquezas. Hoje em dia também o imperialismo extrai, cada ano, ganhos de dezenas de bilhões de dólares dessas regiões. Se o velho colonialismo na Ásia, África e América Latina for eliminado, nem a Europa ocidental imperialista, nem os Estados Unidos imperialista poderão seguir existindo. A luta anti-imperialista e anticolonialista dos povos da Ásia, África e América Latina é uma sagrada luta de libertação de centenas de milhões de seres humanos oprimidos e explorados, e ao mesmo tempo uma grande luta dirigida a cortar do imperialismo mundial essa linha de vida."
    Kim Il Sung.

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=212226

    ResponderExcluir