domingo, 3 de fevereiro de 2013

Grécia: 50.000 marcham com Amanhecer Dourado em homenagem a heróis

Amanhecer Dourado junto com dezenas de milhares de patriotas gregos de todos os rincões da nação grega se reuniram no monumento Imia, a alguns metros do Parlamento, em honra aos heróis caídos em combate Christodoulos Karathanassi, Vlahakis Panagiotis e Hector Gialopso.

A crise de Imia de 1996 foi um conflito territorial que quase levou a Grécia e a Turquia à guerra. Durante os eventos, 3 oficiais gregos morreram quando seu helicóptero caiu de maneira misteriosa em uma das ilhotas de Imia. Ainda que ambos os governos estiveram de acordo que foi um acidente, nunca se deixou de especular a hipótese de que foi derrubado por forças turcas. Naquele momento, só alguns poucos gregos manifestaram seu repúdio pela debilidade mostrada pelo governo. Entre a noite de 30 de Janeiro e a madrugada do dia 31, cem membros do Amanhecer Dourado se reuniram espontaneamente do lado de fora do Parlamento e conceberam a consigna considerada como um de seus lemas mais conhecidos: "Pobres diabos, traidores políticos!".

Com 50.000 gregos, o evento comemorativo aos heróis de Imia foi convertido na maior concentração nacionalista dos últimos anos.

A homenagem contou com a presença de todo grupo parlamentário do movimento social-nacionalista assim como de seu líder, Nicholas G. Michaloliakos. O ambiente estava cheio de bandeiras gregas e estandartes do Amanhecer Dourado, assim como de símbolos vibrantes. O ânimo foi forte entre os participantes e constantemente tinha aplausos contínuos dos transeuntes.

O evento concluiu com uma impressionante marcha do monumento até o centro de Atenas, logo de uma oferenda floral na tumba dos heróis que foi acompanhada do hino nacional grego e do hino do Amanhecer Dourado.
Via Elministerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário