sexta-feira, 29 de março de 2013

Eurásia acima de tudo

Por Alexandr Dugin

Em nossa sociedade russa - especialmente na esfera social e política - no início do novo milênio a deficiência de ideias é sentida dolorosamente. A maioria das pessoas - incluindo governadores, políticos, cientistas, trabalhadores - são orientados na vida, nas escolhas políticas por um conjunto de fatores momentâneos, preocupações casuais, apelos transitórios e efêmeros. Estamos perdendo rapidamente qualquer representação geral sobre o sentido da vida, sobre a lógica da história, sobre os problemas do homem, sobre o destino do mundo.

Escolhas existenciais e sociais foram substituídas pela publicidade agressiva. No lugar de uma ideologia política significativa e responsável destaca-se alguns eficazes ( ou ineficazes) PR. O resultado da luta de idéias é definido pelo volume de investimentos em entretenimento. Confrontos dramáticos de povos, culturas e religiões se transformam em shows inspirados por companhias transnacionais e petroleiras. Sangue humano, vida humana e espírito humano viram abstração estatística, custos para o consumidor, na melhor das hipóteses - figura demagógica de um discurso nas suaves e ambíguas lamentações humanitárias, ocultando uma dupla medida.

No lugar de uma uniformidade totalitária, chega uma totalitária indiferença. A maioria dos partidos políticos e movimentos sociais formalizados perseguem propósitos táticos. Praticamente em lugar nenhum pode ser encontrado uma ideologia explícita e consequente capaz de captar o homem do estado de sono indiferente, para fazer valer a pena viver.



Americanismo e a necessidade de uma alternativa

O mais rigoroso - e ao mesmo tempo mais nocivo - projeto de cosmovisão foi formulado pelos liberais. Essas forças geopoliticamente orientadas através dos Estados Unidos e o Ocidente, tomando por exemplo copiar a política, a economia, tipo de sociedade, cultura e ideal de civilização americanos. Esse campo tem sua dignidade - seu projeto é lógico e consistente, sua teoria e prática estão conectadas. Mas também é lógico o mal, morte, dissolução e perda da integridade orgânica. Os liberais dizem um decisivo "sim" para esse "mundo uniforme", confuso, vão, individualista, oligarca, vazio de qualquer orientação moral, espiritual e tradicional, que os Estados Unidos - superpotência mundial - se esforça para criar em escala planetária, entendendo sua superioridade tecnológica e econômica como um mandato para uma hegemonia de gerência privada em escala mundial. Essa americanização da Rússia, de todo o mundo, essa submissão servil ao guardião do novo mundo - guardião dos shows - obviamente não é muito agradável para muitas pessoas. Mas essa oposição geralmente aparece apenas emocionalmente, fragmentada, de forma inconsistente. Pessoas e movimentos sócio-políticos inteiros estão inercialmente satisfeitos com as antigas correntes, com resíduos de épocas diferentes, mais harmoniosas e mais nobres, com algo ao menos de alguma forma diferente da tsunami atlantista que arrasta os restos de nossa própria civilização russa. A hostilidade ao estilo de vida americano, à famosa "nova ordem mundial" é uma qualidade totalmente positiva, que deve ser bem recebida em qualquer lugar que a encontremos. Mas isso não é o suficiente. Uma contraproposta ativa, uma alternativa realista, concreta e capaz é indispensável para nós. As condições ao início do milênio são consideravelmente novas. E aqueles que querem um futuro diferente, ao invés desse caos controlado e desintegração de luzes de neon imposta a nós pela América, são compelidos a dizer um "não", mas também formular, propor, demonstrar de defender, um diferente, próprio, plano de civilização.

A visão de mundo mais massiva, mais geral, que oferece tal alternativa à hegemonia Americana, ao mundo unipolar, os triunfo do Ocidente, é o Eurasianismo.

Os pais fundadores do Eurasianismo

Historicamente, o Eurasianismo existiu por 20 anos como tentativa de interpretar o desenvolvimento sócio-político, cultural e geopolítico da Rússia como um processo uniforme e basicamente contínuo desde o Principado de Kiev até a URSS. Os eurasianistas detectaram por trás da dialética do destino nacional do povo russo e do Estado russo uma missão histórica unitária, expressa diferentemente em vários níveis. Uma tese principal dos primeiros eurasianistas (conde N.S. Trubestkoy, P. Savitsky) soava assim: "O Ocidente contra a humanidade", ou seja, as nações do mundo florescendo complexidade de culturas e civilizações contra o padrão ocidental unitário e totalitário, contra a dominação política, econômica e cultural do Ocidente. Rússia (tanto arcaica, monarca-ortodoxa, quanto a Soviética) viu os eurasianistas como um reduto e uma vanguarda de seu processo mundial, uma fortaleza de liberdade contra a hegemonia unidimensional sobre a humanidade de um tumor irreligioso, secularizado, pragmático e egoísta - a civilização ocidental, proclamando supremacia e dominação jurídica, material e espiritual. Com base nisso os eurasianistas aceitaram a União Soviética como uma nova - paradoxal - forma do caminho original da Rússia. Desaprovando ateísmo e materialismo na esfera cultural, eles reconheceram trás a face exterior do comunismo as características nacionais arcaicas, por trás da Rússia Soviética a legítima herança geopolítica da missão russa.

Sendo lógicos e convencidos patriotas russos, os eurasianistas chegaram a conclusão sobre a inadequação das formas tradicionais, nas quais a Ideia Nacional na Rússia foi investida durante os últimos séculos. O lema Romanov - "Ortodoxia, Autocracia, Nacionalidade" - era apenas uma fachada conservadora escondendo por trás de si conteúdos bastante modernos, basicamente copiados da Europa. O patriotismo soviético expressava a ideia nacional em termos de classe, que não capta a essência do problema civilizacional, nem reconhece o significado da missão histórica da Rússia. O nacionalismo secular dos Romanov era apenas uma imitação formal dos regimes europeus. O patriotismo soviético ignorou o elemento nacional, quebrou a conexão com as tradições, deixou de lado a Crença dos pais.

Uma nova abordagem sintética era indispensável. Tal abordagem se desenvolveu também no âmbito da filosofia eurasianista, dentro dos movimentos sociais e políticos dos eurasianistas. os pais-fundadores do Eurasianismo deram pela primeira vez a maior estima à natureza (imperial) multi-nacional do Estado russo. Eles atentaram especialmente ao fator turco. O papel da herança de Gengis Khan, administrador da soberania Tártara assimilada por Moscou no século XVI, foi visto como uma virada decisiva da Rússia para o Oriente, para suas origens, para o seus próprios valores.Na saga ortodoxa é exatamente essa época está ligada com a "Sagrada Rússia", na transformação de Moscou na Terceira Roma (Após a queda de Czargrad e o fim do Império Bizantino). A missão da Sagrada Rússia foi expressa na auto-afirmação de sua própria cultura eurasiana, de um sistema social original, distinta em suas principais características do caminho seguido pelos países do Ocidente Católico Romano e Protestante.

A Rússia foi concebida pelos eurasianistas como uma vanguarda do Oriente contra o Ocidente, como uma linha de defesa avançada da sociedade tradicional contra a sociedade moderna, secular, ordinária e racionalizada. Mas na luta centenária pela preservação de um "ego" cultural, Rússia, diferentemente de outras sociedades orientais, adquiriu ativamente experiência do Ocidente, adotando as técnicas aplicadas, emprestando alguns métodos - mas o tempo todo com o propósito de enfrentar o Ocidente com suas próprias armas. Na linguagem moderna, isso seria "modernização sem ocidentalização". Então a Rússia conseguiu mais que outras sociedades para combater efetivamente a pressão do Ocidente.

A partir disso os eurasianistas chegaram a uma conclusão importante: Rússia necessita não apenas voltar às suas raízes, mas combinar um conservador e revolucionário recomeço. Rússia deve modernizar ativamente, desenvolver, abrir parcialmente para o mundo circundante, mas salvar rigorosamente e cristalizar sua própria identidade. Então alguns chamam os eurasianistas de "Bolcheviques ortodoxos".

Infelizmente, historicamente, este notável movimento não foi apreciado na devida medida. Os sucessos impressionantes da ideologia marxista fez a refinada perspectiva conservadora-revolucionária do eurasianista ineficaz, supérflua. Até ao final dos anos 30, o impulso inicial do movimento eurasianista, tanto na Rússia e entre a emigração russa, havia definitivamente morrido.

A corrida de revezamento da ideia eurasiana foi executado doravante não tanto por políticos e ideólogos, quanto por cientistas (em primeiro lugar o grande historiador russo Lev Gumilyov).

Neo-eurasianismo

Os acontecimentos dramáticos das últimas décadas na Rússia, em todo o mundo, fizeram novamente as idéias Eurasianistas urgentes, essenciais. O Ocidente deteve o seu maior adversário civilizacional - a URSS. A ideologia Marxista subitamente perdeu o seu apelo. Mas uma nova alternativa geral ocidentalismo e o liberalismo (que hoje estão incorporadas em seu pleno desenvolvimento, a civilização dos EUA e América - de que mesmo os europeus, os avós do monstro mundo, começam a sentir nervosos) não apareceu ainda.

E não poderia aparecer de qualquer maneira.

As peças separadas - nacionalismo pré-revolucionário, clericalismo, o sovietismo totalmente inercial ou a imaginação extravagante de ecologismo e esquerdismo - não poderiam se transformar em uma frente unida. Não havia base de visão de mundo comum, sem denominador comum. A aproximação ocasional de posições dos adversários para a globalização e americanização não resultou em uma verdadeira síntese de visões de mundo.

Neste momento em que as mentes mais atentas, os corações mais puros e as almas mais flamejantes se converteram também à herança Eurasiana. Nele eles viram uma força salvadora, o germe dessa doutrina, essa ideologia, que cumpre idealmente as exigências do presente momento histórico.

Neo-eurasianismo começa a ser construído como corrente social, filosófica, científica, geopolítica e cultural desde o fim dos anos 80. Se distanciando do legado dos eurasianistas russos dos anos 20 e 30, incorporando a experiência espiritual da tradição da Ortodoxia russa, se enriquecendo pela crítica social dos populistas e socialistas russos, interpretando de uma nova maneira as conquistas da etapa Soviética na história nacional, ao mesmo tempo dominando a filosofia do tradicionalismo e da revolução conservadora, metodologia geopolítica e doutrinas revolucionárias originais como a "nova esquerda" (ou seja, aquelas correntes intelectuais que foram elaboradas no Ocidente, mas direcionadas contra a lógica dominante em seu desenvolvimento) - os neo-eurasianistas se tornaram a mais séria plataforma de visão de mundo na sociedade russa moderna, adquirindo a forma de escola científica completa, um sistema de iniciativas sociais e culturais.

Os neo-eurasianistas lançaram a base da geopolítica russa moderna, ganhando um forte potencial pessoal de simpatizantes em estruturas e ministérios de gabinetes ligados ao setor militar, baseando-se em projetos eurasianistas operacionais internacionais, militares e econômicos muito sérios.

O neo-eurasianismo influenciou a moderna politologia, sociologia e filosofia internas.

O eurasianismo se tornou gradualmente um relevante instrumento conceitual do monopólio estatal russo exigindo um padrão estratégico para o desenvolvimento de uma estratégia de atividade macroeconômica de longo prazo, dependendo não de processos políticos momentâneos, mas de uma constante histórica, geográfica e civilizacional.

Estabeleceu as bases de todo um conjunto de correntes de vanguarda na cultura jovem, dando um vívido impulso para o desenvolvimento criativo, apaixonado em toda direção na arte.

O neo-eurasianismo teve um forte impacto sobre os partidos políticos e movimentos na Rússia moderna - encontramos grandes empréstimos do arsenal ideológico neo-eurasianista nos documentos programáticos da "Unidade", KPFR (Partido Comunista), OVR (Otetchetsvo-Vsyo Rossiya), LDPR (Partido Liberal Democrata), o movimento "Rússia" uma série de movimentos e partidos menores. Entretanto esses empréstimos permanecem fragmentados, combinados com alguns outros elementos heterogêneos ou até mesmo contraditórios (tudo isso fazem os grandes partidos russos no lugar da tática, formações não-ideologistas criadas para soluções de curto prazo, problemas políticos locais).

O novo tema político e social

Chegou a hora de dar o próximo passo, dar ao eurasianismo dimensão social e política concreta. A ideologia neo-eurasianista ultrapassa gradualmente o nível da pura elaboração teórica. O novo governo da Rússia está seriamente engajado na solução de problemas estratégicos que enfrenta o país, e sua obviamente insatisfação com as fórmulas primitivas e destrutivas impostas pelo Ocidente e os influentes da Rússia: ele precisa de uma visão de mundo e apoio político e social. As autoridades atuais, sua especificidade, sua imagem social, diferem consideravelmente do período pós-Soviético e dos tempos da passividade acrítica do liberalismo irresponsável. Uma nova visão de mundo estatal, um novo padrão de politicamente-correto amadureceu. Isto é comprovado pela essa busca perseverante de uma ideia nacional em que as autoridades estão hoje envolvidas.

Se o sistema político e partidário habitual é adequado para a decisão de problemas momentâneos (embora consideramos como inadequado mesmo em sentido estrito pragmático), em uma perspectiva de médio prazo (e muito menos uma visão estratégica de longo prazo) ele não tem chance, e requer uma reforma radical. O sistema vigente evoluiu durante o processo de demolição do modelo soviético e sua substituição por uma formação liberal-democrata pró-ocidental. Mas hoje nem o primeiro nem o último é aceitável para a Rússia. E além disso, é inadequado frente a difícil situação que o país enfrenta - consequência das políticas ridículas seguidas anteriormente. O que precisamos é de partidos e movimentos com base em uma visão de mundo, refletindo os interesses dos estratos concretos da população, que se fundem com o povo, educando, treinando e defendendo-o, em vez de explorar a confiança (e ingenuidade) das massas para o benefício particular ou de grupo.

Todas as condições que floresceram para o surgimento de um rigoroso movimento eurasianista na nova Rússia. E aqueles que estavam nas origens do Neo-eurasianismo que formaram as premissas teóricas e bases da geopolítica russa, filosofia eurasiana, ciência política conservadora-revolucionária e a sociologia, que passou anos lutando pelos ideais da Eurásia, para o renascimento do povo russo e nosso grande poder - aqueles feitos para decisão de formar o novo movimento social e político "EURASIA".

Quem serão os participantes do movimento "Eurásia"?

Para quem estamos dirigindo o chamado para entrar e fazer o nosso movimento? Para cada russo, educado e não, influente e o último dos humildes, para o trabalhador e para o gerente, para o necessitado e a pessoa bem de vida, para o russo e o tártaro, para os ortodoxos e os judeus, para o conservador e modernista, para o aluno e para o defensor da lei, para o soldado e o tecelão, para o governador e o roqueiro. Mas só para quem ama a Rússia, que não pode pensar em si mesmo sem ela, que percebeu a necessidade de um grande esforço, o que é exigido de todos nós para que nosso país e nosso povo continue no mapa do novo milênio (a partir do qual eles persistentemente tentam nos apagar), para quem quer, apaixonadamente quer, que todos nós, finalmente levantemos em um grande poder, lançaria para fora de nosso organismo comum a sua excrescência parasitária, seria rasgar o véu de neblina mental, , afirmaria acima o país, o continente, o mundo nossos ideais solares russos - os ideais de liberdade, igualdade, a fidelidade às origens.

Centro radical

O movimento "Eurásia" baseia-se nos princípios de centro radical. Nós não somos nem de esquerda nem de direita, não somos nem cegamente aderentes com as autoridades, nem oposicionistas a qualquer custo, latindo sem motivo algum. Estamos cientes de que a autoridade de hoje na Rússia, o presidente Vladimir Vladimirovich Putin requer ajuda, apoio, solidariedade, coesão. Mas, ao mesmo tempo, a submissão cega aos líderes, a conivência acrítica a autoridade só porque é autoridade, não é hoje menos (se não mais) perniciosa do que a rebelião direta. Somos centristas, na medida em que o Presidente e o ato de autoridade para o bem do governo, para o bem do povo. E não de uma forma populista e transitória, mas numa perspectiva de médio e longo prazo. Aqui, novamente, seremos para o presidente fervorosos, radicalmente, até o fim, não prestando atenção aos pequenos erros, aceitando todos os sofrimentos e dificuldades, que irão surgir desde que a Rússia vai se defina pelo serio propósito de resgatar em si e todo o resto o mundo da terrível ameaça insidiosa do Ocidente. Nada mais centrista do que o nosso apoio incondicional e total ao  poder construtivo patriótico da autoridade (mesmo em suas ações mais impopulares) simplesmente não podia ser. Assim, nossos precursores, os eurasianos, apoiaram os odiados regimes fundamentalistas ortodoxos e marxistas porque enfrentaram o Ocidente - o pior dos males. Mas o nosso centrismo radical não é passivo. Nós percebemos claramente que a autoridade presente na Rússia de acordo com a lógica das coisas não tem representação (e não pode ter) clara dos objetivos estratégicos fundamentais, do dramático problema filosófico e espiritual que nasce do novo milênio - terrível, arriscado, ameaçador, problemático, incompreendido durante séculos de batalhas sangrentas e cruéis sofrimentos... Neste sentido, a autoridade hoje está perdida e precisa de ajuda, para orientar pontos, marcos, especificando que é a tarefa das pessoas, seu mais ativo, obstinado, inteligente, lado idealista e patriota (isso também deve se reunir em nosso movimento, para tornar-se seu núcleo).

Aqui os papéis mudam, e agora é a vez da autoridade ouvir a voz da Eurásia. Essa voz não é o servil "sim, senhor?" de partidos condescendentes e artificiais, bom para cadeiras e telas de TV. Deve ser o apelo radical da terra, o voto de gerações, o grito das profundezas do nosso espírito e nosso sangue.

Prioridade do movimento Eurasiano

Nosso movimento espalha os princípios eurasianistas a todos os níveis da vida.

Na esfera religiosa significa diálogo sólido e construtivo entre os credos tradicionais para a Rússia, - Ortodoxia, Islamismo, Judaísmo, Budismo. Os ramos da Eurásia das religiões mundiais têm muitas diferenças dessas formas que tiveram raízes em outras regiões do mundo. Existe um estilo comum de vista espiritual eurasiana, o qual, contudo, não elimina a todas as diferenças e originalidade de princípios. Esta é uma base séria e positiva para a aproximação, o respeito mútuo, a compreensão mútua. Devido à abordagem eurasianista de questões religiosas muitos atritos inter-confessionais podem ser ignorados ou organizados.

Na esfera da política externa, Eurasianismo implica um amplo processo de integração estratégica. Reconstrução na base da CEI [Comunidade dos Estados Independentes] de um sólido União eurasiana (analógico à URSS em uma nova base ideológica, econômica e administrativa).

A integração estratégica dos espaços internos da CEI deve se espalhar gradualmente também para áreas mais amplas - para os países do eixo Moscou-Teerã-Deli-Pequim. Uma política eurasianista é invocada para abrir para a Rússia uma saída para os mares quentes, e não através de guerra e sofrimento, mas através da paz e aberta cooperação amistosa.

Políticas eurasianistas para o Ocidente implicam em relações prioritárias com os países europeus. A Europa moderna - como contra a época em que os pais-fundadores Eurasianismo agiram - não representa mais a origem do "mal mundo". Os eventos rápidos políticos do século XX contribuíram para transferir este registro duvidoso ainda mais para a ala Ocidental - para a América do Norte, para os EUA. Portanto, em um estágio atual Rússia pode encontrar na Europa parceiros estratégicos interessados ​​no renascimento do seu antigo poder político. A Rússia Eurasianista deve desempenhar o papel de distribuidor da Europa, mas desta vez a partir da ocupação americana política, econômica e cultural.

A política eurasianista da Rússia é dirigida a cooperação ativa com os países da região do Pacífico, em primeiro lugar com o Japão. Os gigantes econômicos dessa área devem ver nas políticas eurasianistas da Rússia o ponto de orientação para um sistema político auto-sustentável, e também para um potencial estratégico de recursos e de novos mercados.

Em um nível planetário Eurasianismo significa oposição ativa e universal à globalização, é igual ao "movimento anti-mundialista". Eurasianismo defende o florescimento da complexidade de povos, religiões e nações. Todas as tendências anti-globalistas são intrinsecamente "eurasianas".

Somos partidários consequentes de "federalismo eurasianista". Isso significa uma combinação de unidade estratégica e etno-cultural autônomas (em casos definitivos econômicos). Diferentes modos de vida a nível local em combinação com o centralismo rigoroso nos momentos básicos, ligados aos interesses do Estado.

Devemos reviver as tradições do povo russo, contribuir para a recuperação do crescimento demográfico russo. E o mais importante, despertar nas pessoas a sua espiritualidade intrínseca e orgânica, a moral, ideais elevados, vida e patriotismo fervoroso. Sem o renascimento prioritário da nação russa, o projeto eurasianista não tem chance de se tornar uma realidade. Compreender esse fato é a base de nossa visão de mundo.

Eurasianismo na esfera social significa a prioridade do princípios públicos acima do individual, da subordinação aos padrões econômicos estratégicos, para os problemas sociais. Toda a história econômica da Eurásia prova que o desenvolvimento de mecanismos econômicos aqui acontece de acordo como uma alternativa lógica aos liberal-capitalistas, padrões individualistas de benefício pessoal, que evoluíram no Ocidente sobre a base da ética protestante. A lógica liberal de gestão é alheia a Eurásia, e apesar de enormes esforços, não há maneira de quebrar essa característica profundamente enraizada de nosso povo. O princípio comunitário coletivo de governar a economia, a contribuição do critério de "equidade" no processo de distribuição - tudo isso representa uma característica de nossa história econômica. O eurasianismo insiste em um relato positivo e avaliação de tal circunstância, e sobre esta base dá preferência a padrões econômicos socialmente orientados.

Eurasianismo implica uma reavaliação positiva do arcaico, do antigo. Ele se refere ao passado fervorosamente, para o mundo da Tradição. O desenvolvimento do processo cultural é visto pelo Eurasianismo em uma nova referência para o arcaico, para a inserção de motivos culturais originais na estrutura das formas modernas. A prioridade nesta área é devolvida aos motivos nacionais, para as fontes de criatividade nacional, para a continuação e revitalização de tradições.

Sendo um nova visão de mundo, só agora tendo tomado uma forma definida, Eurasianismo lida principalmente com a juventude, para as pessoas cuja consciência não foi ainda estragada por saltos aleatórios de um padrão inadequado ideológico para outro, ainda menos adequado. O ideal eurasiana é o homem forte, apaixonado saudável e belo (em vez de o bastardo viciado em cocaína de discotecas, o gangster meia-boca ou a puta para venda). Estamos em condições de oferecer diferentes valores positivos, em vez do culto ao feio e ao patológico, ao invés do cinismo e servilismo diante das marionetes de shows mundiais. Nós não devemos permitir que nossos filhos sejam mortos, violados, degradados, pervertidos, vendidos ou acorrentado a uma agulha. Nosso ideal é uma celebração da saúde física e espiritual, força e fé, dignidade e honra.

O movimento "Eurásia" pode se tornar uma realidade apenas se muitas pessoas se reunirem em torno dele. Muito pode ser feito até mesmo por um único homem, mas, como disse Lautréamont, todos devem cuidar de poesia!

Em um âmbito ainda maior - todos devem cuidar da Eurásia!

Agora tudo depende dos nossos esforços. Ninguém está prometendo apenas vitórias, levantar de ações do setor de bem-estar ou de entretenimento. Adiante está um dispendioso trabalho diário, muitas vezes, invisível por fora.

Avante está a dificuldade e a batalha, perdas e labutas, mas avante está também o gozo e o Grande Propósito!

Via The Fourth Political Theory

Tradução por Conan Hades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário