segunda-feira, 4 de março de 2013

Argentina reforma seu potencial bélico

 O Exército argentino segue um projeto de desenvolvimento e renovação.

O exército está testando o protótipo TAM 2C.

O Tanque Argentino Médio (mais conhecido por TAM) recebeu um completo "upgrade", passando da versão VC para a nova versão 2C. Esta nova versão conta com a renovação de todo o aparato elétrico, motor e funcionamento.

Também está em andamento o projeto do foguete "Tronador II" para 2015.

O foguete está projetado especialmente para funcionar como vetor de carga de extrema precisão e baixo índice de erro, com capacidade para enviar ao espaço satélites de estrutura segmentada. Este tipo de satélites, totalmente inovadores e desenvolvidos também pela CONAE, constituirão por estruturas segmentadas e pequenas, cada uma com seu próprio instrumento; cada uma destas "partes" com instrumento autônomo poderão ter tanto capacidade de ir "se montando" ao espaço umas com as outras ou de operar de maneira coordenada como "constelação", a uma distância precisa entre elas.

Com o desenvolvimento do Tronador II como lançador espacial, a Argentina fechará o ciclo de desenvolvimento tecnológico espacial e poderá ingressas no clube de países que dispõem de veículos espaciais próprios; na atualidade só oito países contam com lançadores de satélites além dos EUA: Rússia, Japão, França (UE), China, Índia, Paquistão, Israel e Coréia do Norte. A meta que se propuseram os cientistas argentinos é fabricar um foguete de 33 metros de longitude e de aproximadamente 64 toneladas; o mesmo, que já se perfila como futuro primeiro veículo espacial da América do Sul, será um veículo de trajetória controlada para o que disporá dos correspondentes sistemas de navegação, de guia e controle, desenhados e construídos no país com o objetivo de atuar de maneira confiável, segura, barata e independente.

Para maiores informações, Revistageopoliticaargentina, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário