terça-feira, 26 de março de 2013

Brasil e China eliminam o dólar do seu comércio


Dois dos gigantes econômicos do mundo, Brasil e China, decidiram na Terça-Feira desfazer-se do dólar estadounidense e comercializar com outra divisa a fim de assegurar seus intercâmbios das flutuações da moeda estadounidense.

A troca de divisas "antidólar", com um valor de 30 bilhões de dólares anuais e formulado para um período de três anos, foi firmado por representantes de ambos os países, a margem da cúpula do grupo BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), celebrada na cidade sul-africana de Durban.

O ministro brasileiro de Finanças, Guido Mantega, anunciou que oferecerá um acordo similar a presidentes dos outros Estados membros do organismo.

Ao adotar esta medida, o grupo BRICS se aproxima a converter-se em um sólido bloco político, econômico e militar a nível mundial, rivalizando, assim, com os interesses do país norte-americano.

Recentemente, muitos atores no comércio internacional e diferentes atividades econômicos aumentaram seu interesse de se separar do dólar; a República Islâmica do Irã e países latino-americanos, como Brasil, Venezuela e Argentina são alguns exemplos deste caso.

Via Hispantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário