quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Turquia bombardeia Síria em resposta a um suposto ataque

As forças militares turcas atacaram vários alvos no território sírio em resposta a projécteis de morteiro lançados esta manhã desde o outro lado da fronteira e que provocaram cinco mortes, informa o escritório do primeiro ministro da Turquia.

<<Nossas Forças Armadas, seguindo as regras internacionais de entrada em combate, bombardearam alvos na Síria em resposta ao abjeto ataque e depois de determinar mediante o radar desde onde foram disparados>> as conchas que caíram, afirma um comunidade do escritório do primeiro ministro, citado por CNN Türk.

Horas antes, a Turquia tinha anunciado represálias contra a Síria pelos cinco mortos e treze feridos; << Isso exige uma represália segundo o direito internacional. É a gota d'água que enche o vaso>>, dizia o vice-primeiro ministro turco, Bülent Arinç.

<<As disposições da OTAN são muito claras e determinam que todos os países membros têm a responsabilidade de responder quando um deles é agredido>>, recordou Arinç. <<Quando nossos cidadãos perdem a vida e nosso território é atacado, desde logo protegeremos nossos direitos>>, prometeu o vice-primeiro ministro, informava a agência semipública Anadolu.

Implicações com a OTAN

O artigo 5 do Tratado da OTAN prevê a defesa coletiva ante um ataque contra um de seus membros.
A OTAN, que no ano passado interviu durante meses na Líbia, tratou até agora de manter-se a margem do conflito sírio.

As mortes desta semana foram executadas por um projéctil disparado durante os combates entre rebeldes sírios e tropas regulares ao redor do posto fronteiriço de Tel Abyad. Na Sexta já caiu um primeiro projéctil no povoado e destroçou uma casa, mas sem causar vítimas.

O primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, cancelou seu programa previsto para hoje e havia convocado uma reunião de crise em seu gabinete, com o ministro de relações exteriores, Ahmet Davutoglu, e o chefe do Estado Maior.

Davugotlu, por sua vez, conversou por telefone com Anders Fogh Rasmussen, o secretário geral da OTAN, e com Lakhdar Brahimi, o representante para Síria da ONU e Liga Árabe, segundo informa a emissora CNN Türk.

Em Junho a Turquia já tinha ameaçado de usar a força contra a Síria depois de que as forças antiaéreas do país árabe derrubaram um de seus bombardeiros próximos de sua costa.

A Turquia recebe em treze acampamentos 93.576 refugiados sírios que fugiram de seu país pelo conflito, segundo dados da ONU, entre eles altos oficiais desertores que se uniram ao Exército Livre da Síria.

Via ABCes

Nenhum comentário:

Postar um comentário