domingo, 7 de outubro de 2012

Petroleiras podem ter provocado terremotos no Texas

Uma atividade sísmica incomum foi registrada aos arredores da cidade americana de Dallas (Texas) na semana passada. Um cientista universitário atribui os três tremores consecutivos ao elemento humano.

Conforme relatado pelo Serviço Geológico dos EUA, dois terremotos de magnitude 3,4 e 3,1 na escala Richter aconteceram por volta de meia-noite de sábado no sudeste do aeroporto internacional Dallas-Fort Worth (DFW). Entre os tremores houve um intervalo de quatro minutos e algumas dezenas de metros entre os dois epicentros. O terceiro tremor, de magnitude 2,1, ocorreu menos de 24 horas depois, e seu epicentro foi localizado a vários quilômetros do anterior.



Embora houvesse várias chamadas para serviços de emergência, não se registrou incidente que realmente ameace a vida dos moradores.

O Instituto Geofísico da Austin não descarta a hipótese de que o terremoto foi causado pela atividade humana. O vice-diretor do instituto universitário, Cliff Frohlich, observa que, desde 2008 pelo menos um terremoto de magnitude 3,0 atinge todo o condado todos os anos, exceto em 2010.

Na sua opinião, não é uma coincidência que a crosta da Terra começou a tremer depois que as companhias de petróleo introduziram uma prática de mover o óleo de seus depósitos naturais que transportando os maciços geológicos milhões de litros de águas residuais. Isso é feito sob pressão muito elevada, que é impulsionada por uma reação potente química.

"Assim pretendem se livrar da água suja", disse Frohlich. "Uma maneira que se usa é bombeá-la para baixo." Além disso, a técnica de fraturamento hidráulico das rochas libera o petroleo. Mas estas operações não são seguras.

Em um ensaio Frohlich analisou ​​67 terremotos registrados entre novembro de 2009 e setembro de 2011 em toda a área de 70 por 70 quilômetros que abrangem a formação de xisto de Barnett no norte do Texas. Estudos revelaram que 24 deles estavam centradas perto (dentro 3,2 km) de um ou mais poços conhecidos de injecção de águas sujas. Além disso, não foi possível estabelecer uma ligação de qualquer um destes casos, com actividade tectônica normal.



Via ANN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário