quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Milhares de estudantes paralisam atividades na Espanha



Os estudantes da Espanha cumprem nesta quinta feira o terceiro dia da jornada de luta de três dias em defesa da escola pública. Segundo o sindicato dos estudantes, organizador da greve, teve uma paralisação de 70% dos estudantes, no primeiro dia (3ª feira, 16 de outubro).

No segundo dia de luta, também segundo o sindicato dos estudantes, terão paralisado cerca de 3 milhões de estudantes em todo o Estado espanhol. A greve no ensino secundário terá tido um nível de adesão de 95% em Galiza, Astúrias, Aragão, Catalunha, País Valenciano, Madrid, Estremadura e Andaluzia e de 85% nas outras comunidades. Foram constituídos mais de 760 comitês de luta, que se estenderam às universidades.

Nas manifestações desta 4ª feira terão participado centenas de milhares de estudantes em 70 cidades.

A jornada de luta tem a solidariedade de professores e pais. Pela primeira vez, a confederação de pais (Confederación Española de Asociaciones de Padres y Madres de Alumnos - CEAPA) apelou à greve, em conjunto com o Sindicato dos Estudantes, e participarão nas manifestações que estão convocadas para esta quinta feira à tarde em diversas cidades de Espanha.

Os estudantes protestam contra a flexibilização de horários, as modificações curriculares, a manutenção dos apoios às instituições que segregam por sexo, o aumento do número de alunos por turma, o aumento do preço das matrículas e a diminuição das bolsas. Exigem sobretudo a retirada do anteprojeto governamental de lei da reforma educativa, que “só permitirá” o ensino para os ricos, segundo o sindicato dos estudantes e a confederação dos pais.

O ministro da Educação do governo do PP, José Ignacio Wert, acusou a confederação de pais de ser “irresponsável” e o sindicato de estudantes de “radical” e “extremista”. O presidente do sindicato de estudantes, Tohil Delgado, respondeu ao ministro na manifestação desta quarta feira em Madrid: “Hoje estamos a dar uma lição ao cavernícola Wert. Ainda que nos chame terroristas, o único terrorista é ele, que destrói a educação pública”. Tohil Delgado afirmou ainda que os jovens não querem “um governo que está ao serviço dos banqueiros e dos grandes empresários e que destrói tudo o que é público” e rematou: “Eles são parasitas sociais que se nutrem do nosso sofrimento”.

FONTE: Esquerda.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário