quarta-feira, 17 de outubro de 2012

América Latina é mais feliz que o resto, segundo pesquisa



 A New Economics Foundation (NEF) publicou a terceira edição de seu Índice do Planeta Feliz (Happy Planet Index), um ranking em que classifica, a cada dois anos, o nível de felicidade dos países. Costa Rica ocupou o primeiro lugar pela segunda vez consecutiva na lista global, seguida de Vietnã e Colômbia.

Nesta medição, a lista conta com a presença de nove países da região no Top Ten. América-Latina superou em felicidade aos Estados Unidos, China, e Espanha.

El Salvador, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Guatemala, entre os primeiros dez lugares dos 151 países analizados. No entanto, Argentina ocupa o posto número 17, Chile aparece com 19, México com 21 e Brasil com 22.

O estudo mede três fatores: bem-estar que os habitantes de uma nação dizem possuir, esperança de vida e interesse ecológico. 

Para Saamah Abdallah, analista do Centro de Bem-Estar do NEF, a região está muitas vezes à frente da Europa em questões ambientais. Salientou que Costa Rica e Colômbia são dois bons exemplos por sua autonomia a nível energético.

"Na América Latina segue tendo pobreza e desigualdade econômica, mas há também outro fator que quase nunca figura nos indicadores econômicos: o capital social, o valor dos laços humanos e das iniciativas comunitárias", agregou. 

A caída da Espanha ao posto de número 62 se deve, sobretudo, à diminuição da "percepção subjetiva do bem-estar" à raiz da crise que vive o Velho Continente, que deslocou também a Grécia ao número 83.

Outros perdedores são Egito e Tunísia, onde a mirada sobre o bem-estar diminuiu depois da onda da Primavera Árabe. Os últimos lugares da lista são Catar, Chad e Botswana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário