terça-feira, 17 de julho de 2012

Navio estadounidense abre fogo contra barco no Golfo Pérsico



O pessoal de segurança de uma embarcação estadounidense ordenou abrir fogo contra uma lancha motora que se aproximava do navio.

O fato ocorreu frente às costas de Jebel Ali, próxima de Dubai, nos Emirados Árabes Unnidos.

Segundo a Marinha estadounidense, o navio USNS Rappahannock disparou contra a pequena embarcação porque esta se aproximava rapidamente e seus tripulantes desconsideraram as advertências que emitiram do barco.

As agências de imprensa internacionais dizem que o incidente causou a morte de uma pessoa e deixou pelo menos três feridos, ainda que tpdavia não tenha tido confirmação oficial neste sentido. 

Dessa maneira, se desconhece o lugar de origem da tripulação da lancha motora.

Posteriormente, autoridades e agentes de  polícia dos Emirados rodeavam a lancha que, depois do incidente, foi retirada a um pequeno porto de Dubai utilizado por pescadores.

O barco parecia ser um navio civil de uns 9 metros de largura e com três motores, segundo as primeiras informações.

INVESTIGAÇÃO EXAUSTIVA

Fontes militares dos Estados Unidos indicaram que se está investigando o incidente.

Em um comunicado oficial, a Marinha estadounidense, cuja 5ª frota tem sua base em Bahréin, explicou os fatos e afirmou que "de acordo com os procedimentos de segurança, os tripulantes utilizaram uma série de mecanismos não letais para advertir a lancha antes de recorrer à força letal".

"A tripulação estadounidense ordenou repetidas vezes aos operadores da lancha que dessem a volta e se distanciassem (...). Quando ditos esforços falharam, a equipe de segurança do Rappahannocl abriu fogo com uma arma de calibre .50", disse o comunicado.

TENSÕES NA REGIÃO

As tensões no Golfo Pérsico foram se intensificando depois de que Irã ameaçou bloquear a passagem pelo estratégico estreito de Ormuz, através do qual circula 20% das exportações petroleiras mundiais.

Os Estados Uunidos e a União Européia tentam convencer os líderes mundiais para que vetem as importações petroleiras iranianas e desta maneira pressionar Teerã em relação a seu programa nuclear.

Os países ocidentais temem que Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, uma acusação que o país árabe negou sempre de forma veemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário