quarta-feira, 4 de julho de 2012

Irã ameaça destruir as bases dos EUA no Oriente Médio


A República Islâmica já testou vários tipos de mísseis balísticos de curto e médio alcance

O Irã ameaçou destruir as bases militares dos EUA no Oriente Médio e atacar Israel no caso de uma agressão exterior. A advertência foi feita após uma série de testes com mísseis balísticos.

"Todas essas bases estão dentro do alcance de nossos mísseis e os territórios ocupados (por Israel) também são um alvo fácil para nós", disse o comandante da Força Aérea do Corpo de Guardas da Revolução (IRGC), Amir Ali Hayizadeh.

Segundo o militar, os EUA tem 35 bases na região, que podem ser facilmente destruídas por um ataque com mísseis. O alcance dos mísseis balísticos mais poderosos alcança os 2.000 quilômetros.

"Nós pensamos cuidadosamente sobre as medidas para posicionar os foguetes para destruir objetos (dos EUA) nos primeiros minutos depois do ataque", destacou.

O Pentágono tem bases no Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Turquia, Afeganistão e Quirguistão. O Irã já testou cinco tipos de mísseis capazes de abater alvos a uma distância de até 2.000 quilômetros. Tais armas poderiam alcançar Israel, o sul da Europa e vários países do Golfo Pérsico.
Em uma área desértica do centro do Irã foram testados mísseis do programa de longo alcance Shahab-1, Shahab-2, Shahab-3, Fateh e Tondar.

Os iranianos asseguram que o objetivo de sua estratégia é avaliar a precisão e a efetividade dessas armas desenvolvidas pelo Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário