segunda-feira, 2 de julho de 2012

China se apropria dos EUA

                           
O gigante asiático compra ativamente bems imobiliários nos Estados Unidos


Há duas formas de "negociar" com os Estados Unidos: com armas ou com dívidas. A China preferiu a segunda opção e está comprando propriedades em diversas cidades do país.

Atualmente, a dívida dos EUA com a China excedeu um bilhão de dólares e tudo parece indicar que ,para saldá-la, terá que diversificar os "negócios". Assim, cidades inteiras do país poderiam em um futuro não muito distante passar às mãos dos chineses. Uma delas é Toledo, em Ohio, onde os estrangeiros podem adquirir propriedades de preço baixo devido a difícil situação econômica e o alto desemprego. Os chineses não desperdiçaram a oportunidade.

-China City
Em março de 2011, investidores chineses pagaram 2.15 milhões de dólares em dinheiro pelo complexo de restaurantes no rio Maumee, em Toledo. Depois investiram outros 3,8 milhões em 69 acres de terra perto da cidade de Marina, com a promessa de atribuir 200 milhões a um novo complexo habitacional e comercial. Em setembro desse ano, outra companhia chinesa gastou 3 milhões de dólares em um velho hotel, informa Fortune.

Os chineses estão comprando, em primeiro lugar, bens imobiliários comerciais economicamente deprimidos. Toledo se encontra em uma zona estratégica por seu fácil acesso a Chicago, Detroit, Cleveland, Pittsburgh e Indianápolis. Assim, é considerada uma "região logística de cinco estrelas". Uma das empresas chinesas já anunciou a construção de uma "China city" não distante de Toledo.

-China aposta alto
Os chineses compram bens imobiliários não somente em cidades pequenas, mas também nas principais urbes dos EUA,incluindo Nova York. Além das propriedades, adquiriram várias companhias, bancos e terras ricas em recursos naturais. Por exemplo, o China Dalian Wanda Group comprou recentemente a rede de cinemas AMC Entertainment por 2.600 milhões de dólares.

Segundo um informe recente do The New York Times, os investidores chineses também estão comprando apartamentos de luxo e planejam gastar centenas de milhões de dólares em projetos comerciais e residenciais, como o Atlantic Yards no Brooklyn. As empresas chinesas já alugam escritórios no Empire State Building e no novo World Trade Center.

-EUA, a futura colônia econômica da China?
Como é que os Estados Unidos está, agora, sob o controle financeiro da China? Seu déficit comercial é a principal razão. Os estadunidenses compram muito mais de outros países que os outros compram deles. Na atualidade, o déficit comercial dos EUA é o maior do mundo e desde 1975 superou os 8 bilhões de dólares.

Hoje em dia, para cada 4 dólares que os EUA gasta em bens e serviços chineses, a China gasta apenas um dólar em bens e serviços estadunidenses. Isso ocorre por causa das altas tarifas sobre os produtos manufaturados nos Estados Unidos.

Assim, os EUA estão cada vez mais pobres, enquanto a China está cada vez mais rica, o que lhe dá a possibilidade de continuar monopolizando mercados tranquilamente no país, afirma Fortune.


Nenhum comentário:

Postar um comentário