sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Venezuela lança novo sistema operacional pela soberania


Venezuela dá mais um passo em direção a soberania com o lançamento do sistema operacional e aplicativos de informática para computadores e portáteis, o Canaima 4.0, desenvolvido com talento venezuelano.

Para garantir a soberania tecnológica da Venezuela, desde 04 de Dezembro está disponível o sistema operacional Canaima GNU Linux 4.0 de forma gratuita em todo o país.

A nova versão foi feita totalmente por especialistas venezuelanos e pode ser aplicada tanto a computadores de mesa como a portáteis.

O ato de lançamento oficial foi organizado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manuel Fernandez, que destacou o simples, que é acessar cada um dos programas através do sistema operacional.

"Seguindo o exemplo dos comandantes Hugo Chávez e Fidel Castro, na Venezuela um grupo de venezuelanos deu-se a tarefa de desenhar um sistema de distribuição, cujo desenvolvimento estava sob domínio das grandes transnacionais e dos países do norte. E hoje podemos dizer que o fizemos".

Duas características salientes no novo sistema operacional 4.0, que dá uma grande vantagem com respeito ao antecessor (3.1) é o tom visual fresco que apresenta a janela e suas aplicações, e internamente o avançado núcleo de operações que permite sua adaptação e funcionamento com todos os computadores presentes no mercado.

Agências de notícias venezuelanas informaram que os usuários que contem com a versão 3.1 poderão migrar à 4.1 facilmente. Só devem ingressar na página www.canaima.softwarelibre.cov.ve.

Seis mil aplicações estão disponíveis na nova versão, em um contorno visual bem diferente, mais chamativo, e tudo com motivos nacionais. Da mesma forma, se pode baixar com esta versão todos os programas livres disponíveis no mundo que "têm o mesmo espírito da Canaima, generoso e em favor de compartilhar conhecimentos livres para todos", assegurou o ministro.

Dois anos demorou o desenvolvimento do sistema operacional, "com provas desde há vários meses que foram permitindo seu aperfeiçoamento", comentou o ministro. Em sua realização, colaboraram 14 destacados especialistas em informática do país que integram o Centro Nacional de Tecnologias e de Informação (CNTI).

Fernandez acrescentou que na Venezuela se está construindo a soberania tecnológica ao ter feito possível que 2,85 milhões Canaimas chegassem nas mãos do povo venezuelano, unidades que se somarão nos seguintes dois anos dois milhões de equipes adicionais, dois milhões de tablets e oito milhões de dispositivos com tecnologia livre.

Ressaltou que o projeto Canaima educativo "é o maior programa do mundo em seu tipo", seguido da Argentina, com seu programa "Conectar Igualdad".

Até a data foram publicados cinco versões de Canaima GNU/Linux.

Em novembro, a Venezuela foi reconhecida diante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), por seus esforços para converter a educação em um direito fundamental, especificamente com projetos como Canaima, encarregado de distribuir mini computadores portáteis.

Via Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário