segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Segue acordo de livre comércio entre UE e América Central


A União Europeia e os países da América Central (Honduras, Nicarágua, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala) executam desde ontem, primeiro de dezembro, o acordo de livre comércio, diz Hispantv.

Guatemala foi o último país em completar os procedimentos internos para levar a cabo esta prática já que Honduras, Nicarágua e Panamá começaram a aplicar o acordo desde o mês de Agosto de 2013, e Costa Rica e El Salvador desde princípios de outubro deste ano.

Por sua vez, o comissário europeu de comércio, Karel de Gucht, saudou o acordo, relembrando que "graças ao pacto comercial, nossas regiões se aproximariam e nossas empresas terão acesso privilegiado ao mercado da outra parte".

Bruxelas estima que esta aliança ajudará para o crescimento da economia centro-americana em torno de 2,5 bilhões de euros por ano.

Lembramos que estes países da América Central, como Panamá e Costa Rica, possuem as maiores concentrações de dinheiro e desigualdade de distribuição de renda, característico em países capitalistas como EUA e os países da União Europeia. Este acordo, ao invés de trazer melhorias para a região, é uma carta branca para empresas estrangeiras e multinacionais, do capital internacional, para que escravizem ainda mais os povoados da região, em prol das elites financeiras locais e internacionais. Este acordo é uma apunhalada na união da América Latina, tentando romper definitivamente a ligação do México com os países da América do Sul, para que assim terminem igualmente isolados e dominados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário