terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Energéticos: um risco para o coração


Um novo estudo revela que o consumo de bebidas energéticas ricas em cafeína têm relação com o aumento de batidas do coração.

Os cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, cujo trabalho foi apresentado na segunda-feira na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), descobriram que transcorrida uma hora de tomar bebidas energéticas aumenta significativamente o nível de contração do coração em adultos saudáveis.

Para se ter uma ideia do consumo de bebidas energéticas a função cardíaca, os investigadores compararam as imagens por ressonância magnética cardíaca (MRI) ao que submeteram 18 voluntários, 15 homens e três mulheres, com uma idade média de 27,5 anos, antes e uma hora depois de consumir uma bebida energética com conteúdo rico em taurina (400mg/100ml) e cafeína (32mg/100ml).

Os resultados da RM cardíaca em torno de uma hora demonstraram uma deformação significativamente maior dos picos de tensão e os de velocidade sistólica no ventrículo esquerdo do coração, que é o que recebe o sangue oxigenado dos pulmões e bombeia a aorta para depois distribui-lo ao resto do corpo.

"São muitos os efeitos paralelos que se sabe que estão associados com uma abundante ingestão de cafeína, incluindo frequência cardíaca alta, taquicardia, aumento da pressão arterial e, em alguns casos mais críticos, convulsões ou morte súbita", adverte o investigador Jonas Dorner, para depois afirmar que as crianças e pessoas com algumas enfermidades deveriam evitar consumir este tipo de produto.

Segundo a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), o número de pessoas que precisaram de tratamento de emergência depois de ingerir estas bebidas aumentou em mais de 20 mil casos em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário