terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pesquisa revela que homens e mulheres são realmente diferentes

As mulheres sabiam por gerações - e a prova finalmente chegou. Cientistas descobriram que o cérebro feminino é muito propenso a multitarefas.

O cérebro dos homens, em comparação, são melhores em tarefas que exigem concentração particular - como ler um mapa ou cozinhar.

Os cientistas monitoraram os cérebros de 949 homens e mulheres jovens na maior investigação do tipo. Usando difusão de alta tecnologia MRI, eles mapearam as conexões entre as diferentes partes do cérebro.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres têm conexões muito melhores entre os lados esquerdo e direito do cérebro, enquanto os homens possuem uma atividade cerebral bem mais intensa nas partes individuais, especialmente no cerebelo, que controla as habilidades motoras.

Os homens também possuem melhores conexões entre a frente e as "costas" do cérebro, dando a eles mais habilidade para perceber informações e usá-las imediatamente em tarefas complexas.

Isso significa que eles são melhoras em coisas como aprender a nadar ou, como de costume, estacionar um carro. As mulheres, por sua vez, são melhores em, por exemplo, lembrar um rosto, que significa fazer conexões entre diferentes partes do cérebro.

Os resultados são vistos como favoráveis à teoria por trás da psicologia popular best-seller de que os homens são de Marte, enquanto as mulheres são de Vênus - que os sexos são diferentes como raças alienígenas.

A Dra. Ragini Verma, que levou adiante o estudo com colegas da Universidade da Pensilvânia, disse: "Claro, os indivíduos são sempre diferentes". "Mas dissemos, se você tomar mil pessoas e analisá-las estatisticamente, como pareceria o cérebro masculino; e o feminino?"

Ela explicou: "A pesquisa mostra que se dado uma tarefa que envolva tanto pensamento lógico como intuitivo às mulheres e aos homens, as mulheres o farão melhor - elas tem conexões melhores entre o lado esquerdo e o direito do cérebro".

"Se você tiver algo instantâneo para ser feito e precisar disto agora, o cérebro masculino fará melhor porque tem conexões mais intensas entre as partes de trás e da frente."

Falando sobre a atitude dos homens quanto a habilidades motoras, ela disse: "A intensa atividade no cerebelo significa que os homens seriam melhores em aprender a andar de bicicleta, aprender a nadar, ler mapas".

O estudo, envolvendo 428 homens e 521 mulheres com idades entre 8 e 22, descobriu que o cérebro feminino foi melhor em trazer partes variadas de informação juntas.
As mulheres também são mais hábeis a socializar em momentos atordoados, porque suas conexões facilitam lembrar nomes, rostos e fatos sobre determinadas pessoas
A Dra. Verma disse: "Se você tiver que lembrar de um rosto, encontrar alguém em uma festa, isto demandará conexões de muitas partes do cérebro. Onde eu vejo aquele rosto pela última vez, o que eu vi em tal pessoa, relembrarei desta pessoa em algum lugar? Isto demandará a conexão de várias sub-redes do cérebro - uma coisa em que as mulheres são melhores em fazer".

Ela disse que, apesar de que estas diferentes habilidades entre os gêneros sempre foram conhecidas, o estudo mostrou que estas diferenças são muito fortes.

"Essas são conexões que existem no seu cérebro, de qualquer maneira", ela disse.

"Claro, individualmente isso teria variabilidade. O próximo passo seria quantificar esta variabilidade".

Os descobrimentos, publicados no Proceedings of the National Academy os Sciences, também revelaram que a diferença entre gêneros se torna explícita só após a puberdade.

Os participantes foram divididos em três grupos, com idades entre 8 e 13, 13 e quatro meses e 16, e 17 e 22 anos. O grupo mais jovem mostrou terem menos diferença no cérebro que os outros dois.

A reportagem disse: "Os resultados mostraram diferenças fundamentais entre os gêneros na arquitetura do cérebro humano. O cérebro masculino facilita conectividade entre a percepção e a ação coordenada, enquanto o feminino facilita a comunicação entre processos analíticos e intuitivos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário