sexta-feira, 17 de maio de 2013

Rússia envia armamento pesado à Síria



Rússia enviou para Síria sofisticados mísseis anti-barcos que reforçam as defesas sírias na costa, segundo funcionários estadounidenses nesta Sexta.

As mesmas fontes consideram que este arsenal poderia ser utilizado por Damasco para contra contrariar qualquer possível intervenção militar estrangeira na Síria.

A primeira rede de noticiar sobre isto foi a The New York Times que, citando um funcionário estadounidense que preferiu manter o anonimato, assegura que os últimos mísseis terra-ar Yakhont que Moscou forneceu à Síria foram entregues recentemente.

O Yakhont é um míssil guiado por radar, supersônico e desenhado para a defesa costeira. Dependendo de sua trajetória, tem uma capacidade dentre 120 e 300km. Informantes dos EUA enfatizam na implicação desta entrega e o aumento das capacidades militares do governo de Assad para se defender longe das costas da Síria.

Reforça as Defesas de Damasco

Por sua vez, o Pentágono transferiu sua preocupação de que este envio poderia levantar a moral do regime sírio e evitar sua queda.

"É um verdadeiro assassino de barcos", comentou Nick Brown, o editor chefe da influente revista especializada em armamento Jane. "Permitirá ao regime dissuadir às forças estrangeiras que buscam prover a oposição do mar, ou de levar a cabo um papel mais ativo se uma zona de exclusão aérea e um embargo de envio seriam declarados em algum momento".

Alguns analistas ressaltam que o significado real destes informes é duplo. Em primeiro lugar, mostram o constante desejo da Rússia de garantir que não haja intervenção ocidental na Síria como ocorreu na Líbia. Por outro lado, preocupa também que os mísseis Yakhont podem ser entregues à milícia libanesa de Hezbolá, aliado da Síria e que recentemente advertiu que Damasco lhe entregará armamento mais sofisticado.

Por outro lado, o jornal estadounidense The Wall Street Journal informou que Moscou transferiu pelo menos uma dezena de barcos de guerra para patrulhar as águas próximas a sua base naval russa na cidade síria de Tartus.

Moscou não se pronuncia

Ainda que Moscou tenha feito uma declaração formal a respeito, o ministro Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, assegurou que o fornecimento russo não rompe com as regras internacionais, ainda que não haja precisado mais detalhes. "Não ocultamos que fornecemos armas a Síria em virtude de contratos firmados anteriormente, sem violar os acordos internacionais, ou nossa própria legislação", disse Lavrov, segundo informa BBC.

Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário