quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Um exemplo: Itatiaia é a quinta cidade a fechar carnaval de rua e investir em saúde e infra-estrutura


ITATIAIA — Mais uma cidade do Estado do Rio cancelou o carnaval deste ano. A exemplo de Paraty, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis, a Prefeitura de Itatiaia tomou a mesma decisão de suspender as festas de Momo. O prefeito Luis Carlos Ypê preferiu investir todo o dinheiro que que seria gasto com a organização da festa nas áreas de saúde e infraestrutura. De acordo com Ypê, o cancelamento da festa na Rua Prefeito Assumpção, no Centro de Itatiaia, representará uma economia de aproximadamente R$ 300 mil reais aos cofres públicos. Todo o dinheiro que seria aplicado na contratação de bandas, palco, camarotes e estruturas serão destinados à compra de duas ambulâncias. O restante, à construção de uma nova creche para as crianças da cidade. Entretanto, o carnaval não vai passar em branco no município.

A decisão foi tomada em conjunto com os membros da Comissão de Eventos e atende também a uma recomendação do Corpo de Bombeiros de não realizar mais comemorações com um grande número de pessoas, como o carnaval, no Centro. A medida visa a garantir a segurança, de acordo com a corporação, já que, além da população, o município também recebe muitos foliões vindos de outras cidades, o que tornaria o local pequeno e ineficiente, principalmente se houvesse a necessidade rápida de evacuação da área. Segundos dados do IBGE, Itatiaia tem aproximadamente 29 mil habitantes, e, nos dias de festa, as vias da cidade chegam a receber cerca de 20 mil foliões, sendo muitos vindos de outras cidades.

Mas a prefeitura informou que os eventos tradicionais, como matinê e o Baile da Melhor Idade, serão mantidos, porém, dessa vez, acontecerão na Casa da Cultura, no Centro. A fim de garantir a tranquilidade dos foliões, a Guarda Municipal estará presente todos os dias.

— O carnaval de Itatiaia está cancelado, optamos em investir o valor de R$ 300 mil que seria gasto com a folia em benfeitorias para a nossa população, como a compra de duas ambulâncias e o restante na construção de uma creche. Pensamos muito também na segurança e no bem-estar das famílias de Itatiaia, e, por isso, acatamos na mesma hora a orientação do Corpo de Bombeiros para evitar a superlotação do espaço, que consequentemente pode gerar algum transtorno e imprevistos desagradáveis para a população — afirmou o prefeito.

Já as prefeituras de Cabo Frio e Petrópolis já tinham suspendido os desfiles de escolas de samba durante o carnaval. Paraty e Teresópolis também já anunciaram o cancelamento de eventos durante a folia. Em Paraty, questões de segurança e falta de tempo levaram à suspensão do Carnamar, evento marítimo que reúne diversas embarcações. Já a Prefeitura de Teresópolis cancelou os desfiles das escolas de samba locais. Ambas cidades garantem que demais eventos programados para o carnaval, como blocos e bailes à fantasia, continuam a valer.

via Oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário