Os países do BRICS têm previsto criar seu próprio Banco de Desenvolvimento nos fins de Março com o objetivo de intervir em projetos de infraestruturas e desenvolvimento sustentável para seus integrantes sem o uso da moeda nacional dos EUA, o dólar.
O capital inicial do banco do grupo conformado por Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul se estima no equivalente a um total de 50 milhões de dólares. Se prevê que a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS se anuncie oficialmente na cúpula que se celebrará na África do Sul nos próximos 26 e 27 de Março.
Os BRICS planejam aumentar os fluxos de investimento, dado que a necessidade de financiamento dos projetos internos da organização poderia alcançar os 15 bilhões de dólares nas duas próximas décadas. Assim, a aliança espera reduzir sua dependência das principais economias do mundo, eliminando por completo a necessidade do uso do dólar e do euro nas transações internacionais.
Um dos principais argumentos a favor da criação do novo banco foi precisamente a reduzida porcentagem de apoio aos países em desenvolvimento por parte das maiores instituições financeiras controladas pelos EUA e pela União Europeia.
No último mês de Janeiro, um diplomata sul-africano ecarregou-se de organizar a reunião da aliança, anuunciou que os países integrantes do BRICS já estão a poonto de chegar a um acordo para criar uma entidade bancária conjunta. Com essa decisão, segundo concluem alguns analistas, China aspira ampliar o território do uso de sua moeda nacional, e o yuan, Índia pretende atrair ivestidores estrangeiros, enquanto que a Rússia busca fortalecer sua influência geopolítica devido ao crescimento de seus índices econômicos.
Via RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário